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O fascínio dos publicitários pelos preços terminados em 99

Não sei se é falta de imaginação ou presunção de que os consumidores são uma cambada de estúpidos. Pega-se num daqueles milhares de panfletos, cadernos, desdobráveis que anunciam promoções nas mais diversas lojas, com os supermercados à cabeça e dá vontade de rir tanto preço terminado em 99. Um produto nunca custa um euro, custa 99 cêntimos. Um outro nunca custa 4 euros, custa 3,99 Euros, o que é muito diferente. Sejam cuecas, pacotes de arroz ou massa, garrafas de vinho ou refrigerantes, todos os preços acabam em 99 cêntimos.Posso presumir que há falta de imaginação de quem elabora os coloridos folhetos promocionais com que nos entopem as caixas do correio. Pessoalmente aposto noutra explicação. Quem faz aquilo acredita piamente que os consumidores são realmente estúpidos. Quem conseguem pensar em 3 euros quando o produto afinal custa 4 menos um cêntimo. Sempre fui tratado pelos vendedores como se fosse um atrasado mental. Nem o meu professor de matemática me conseguia fazer sentir tão estúpido. E se eu era estúpido a matemática, meu Deus!!!Mas confesso que já fui enganado. Aconteceu-me um dia que me esqueci de pôr os óculos durante uma ida às compras. Os números dos preços que estão nas prateleiras nunca são do mesmo tamanho. Como é sabido. Os que indicam os euros são tamanho 14, bem destacados a negrito. Os dos cêntimos são do tamanho de formigas. Sem óculos pareciam-me zeros. Afinal eram noves. Comprei vinte produtos diferentes nesse dia. Paguei mais 17 ou 18 euros do que esperava pagar. Os cêntimos todos somados dão euros. E se as parcelas forem todas a 99 cêntimos, ou lá perto…a partir dessa altura nunca mais me esqueci dos óculos.Rui Ricardo

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