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Renault aumenta argumentos do novo Laguna

A francesa Renault remodelou os argumentos do novo Laguna, um dos modelos familiares mais bem sucedidos da marca. Considerado um dos três melhores automóveis do seu segmento, o Laguna recebeu um novo design na dianteira, melhor insonorização exterior, mais equipamento de série e uma redução nos consumos, para bater os rivais da Volkswagen e BMW. A forte carga fiscal do mercado automóvel português acaba por colocar o Laguna nuns proibitivos 30 800 euros base, que em tempo de crise pode fazer a diferença. Valores à parte o modelo francês é robusto e sólido, um atributo há muito reclamado pelos condutores da marca. Uma das inovações, apesar de ter recebido algumas críticas no mercado italiano e espanhol, é um novo sistema de quatro rodas direccionais, chamado 4Control. A nova funcionalidade detecta em tempo real as situações de perigo na estrada e de fraca aderência, como a presença de gelo ou água e acciona instantaneamente as quatro rodas, “auxiliando o condutor a manter o controlo do veículo”, refere a marca. A versão berlina começa nos 30 800 euros, servida com um bloco propulsor de 110 cavalos a gasóleo. Ao todo estarão disponíveis nove versões do modelo, em berlina e break. A berlina mais cara ronda os 48 mil euros e vem servida com uma caixa automática e motor de 175 cavalos a gasóleo. A carrinha mais cara situa-se nos 44 850 euros, com 180 cavalos, também a gasóleo. Entre o equipamento destaque para o sistema de som BOSE, sistema de navegação TOM TOM, Bluetooth e leitor de DVD. Na segurança o novo Laguna oferece limitador de velocidade, ajuda ao estacionamento, faróis bi-xénon direccionais e um sensor de toxicidade no ar.

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