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Entidades unem-se para promoção turística de Fátima

A revisão do Plano Estratégico Nacional de Turismo (PENT) foi o mote para uma reunião que juntou elementos da Câmara de Ourém, da ACISO – Associação Empresarial Ourém - Fátima, da Entidade Regional de Turismo Leiria-Fátima e vários empresários do sector hoteleiro de Fátima. O objectivo foi delinear uma estratégia conjunta para promoção externa de Fátima.Após a inclusão do Turismo Religioso no PENT, e decorrente de uma reunião ocorrida durante a Bolsa de Turismo em Lisboa, os intervenientes decidiram-se pela marcação de um novo encontro, com o objectivo de encontrar um formato de promoção de Fátima no exterior, através da implementação de novos níveis de resposta. Francisco Vieira, presidente da ACISO, fez o enquadramento histórico do PENT, agora na sua fase de revisão e onde o turismo religioso é incluído no Touring Cultural e Religioso. O responsável desafiou os presentes a assinarem uma comunicação ao secretário de Estado do Turismo propondo que o Turismo Religioso seja enquadrado como produto estratégico. ”A dimensão da marca Fátima é referência de Portugal no mundo”, justificou.Quanto à definição da estratégia de promoção de Fátima no exterior, o presidente do município, Paulo Fonseca, deixou claro que “devem ser dados passos concertados e coesos. O município está disponível para ser uma das forças de promoção de Fátima no exterior e, por isso, devemos encontrar uma plataforma para desenvolvermos, em conjunto, este projecto”.Nazareno do Carmo, vereador do pelouro de Fátima, referiu que “Fátima é uma bandeira fácil de mostrar, é preciso é que alguém a transporte. Necessitamos de criar um veículo de divulgação que traga à marca Fátima todo o protagonismo”. Nazareno do Carmo reforçou ainda a ideia, desenvolvida por todos os participantes, de uma acção conjunta: “Temos de resolver isto pelas nossas mãos, todos unidos, juntos, devemos criar uma parceria estratégica, consolidada, para combatermos o nosso maior problema que é a sazonalidade”.Neste encontro ficou ainda definido que será elaborado um plano, ao qual todos ficarão vinculados, com o objectivo de consolidar uma estratégia efectiva para a promoção de Fátima. “Utilizando um nível de diplomacia insuspeito, coeso com um projecto de suporte que envolva todos os parceiros e que projecte Fátima, na premissa que aquilo que é bom para um, será bom para todos”, concluiu Paulo Fonseca.

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