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Quase uma centena de acordos bilaterais em funcionamento com escolas da União Europeia

Teresa Serrano - Vice Presidente do Instituto Politécnico de Santarém
Num ranking de qualidade onde se poderá, nos dias de hoje, colocar o corpo docente do Politécnico de Santarém?Dado não existir um ranking de qualidade para as Instituições do Ensino Superior Politécnico, e considerando como dimensões o Ensino e aprendizagem; Investigação; Transferência de conhecimento; Envolvimento regional e Internacionalização, colocamos o corpo docente do IPS, no meio da tabela dos 15 IP. Este dado relaciona-se com a formação / doutoramento dos docentes, capacidade existente - cursos e estudantes, internacionalização e envolvimento regional. Em relação à investigação, a criação da Unidade de Investigação do IPS com a promoção de centralização de projectos perspectiva uma melhor oferta na área da investigação, desenvolvimento e ligação à comunidade.As escolas do Politécnico promovem programas de intercâmbio com congéneres de outros países. De que forma a direcção do Politécnico tem acompanhado essas situações e que avaliação faz do que até agora foi conseguido e da sua importância em termos académicos?Estamos numa fase de consolidar muitos dos projectos, no entanto o IPS tem 97 acordos Bilaterais em pleno funcionamento com todos os estados membros da União Europeia.No presente ano lectivo enviámos em período de mobilidade de estudos ou estágio 49 estudantes e recebemos 44. Os países com mobilidade são: Espanha, República Checa, Polónia e Hungria, em maior número. Também enviamos estudantes para Itália, Finlândia, Dinamarca, Bélgica, entre outros. Recebemos mais estudantes de Espanha, Polónia, República Checa, Itália, Turquia.Para além do programa Erasmus, temos mobilidade de estudantes pelo Programa de intercâmbio de curta duração da Associação Comenius.Com a recente entrada no consórcio Erasmus Centro, o IPS prevê aumentar as mobilidades de estágio.Em resultado de algumas destas mobilidades, quer estágio, quer estudos, ex-alunos do IPS estão a trabalhar no estrangeiro, nas organizações onde realizaram períodos de mobilidadeO IPS também incentiva a mobilidade dos docentes. Como se consegue a sustentabilidade de uma instituição como o Politécnico sem afectar a qualidade do ensino nem prejudicar a participação dos alunos?A sustentabilidade do IPS passa, essencialmente através de um controlo rigoroso, e da articulação entre o IPS, as Escolas e os funcionários docentes e não docentes. Este controlo centra-se a nível de controlo de gastos com componente de despesas de funcionamento, mais do que aspectos que interfiram com os estudantes. Os investimentos em projectos como o de energias renováveis na diminuição de custos energéticos revertem para a ajuda de estudantes em dificuldade monetária e de continuidade de estudo.Que relação tem hoje o Politécnico de Santarém com o mundo empresarial, quer a nível da região, quer do país?A nível da região o IPS, bem como outros Politécnicos, integram o Erasmus Centro que visa proporcionar estágios Erasmus no estrangeiro (outgoing) e em Portugal (incoming) e contribuir para o fortalecimento da ligação entre o ensino superior politécnico e o mercado de trabalho. A dimensão da rede regional que se estabelece possibilita a afirmação do Consórcio à escala europeia.

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