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Empresários ribatejanos prosperam no negócio dos frangos em Espanha

Empresários ribatejanos prosperam no negócio dos frangos em Espanha

Tomarense Cláudio Schulz recebeu de Cavaco Silva o prémio “Empreendedorismo Inovador” na Diáspora Portuguesa, atribuído pela COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação.

“De Espanha nem bons ventos, nem bons casamentos”, diz o ditado, mas para os irmãos tomarenses Cláudio e Carlos Schulz o país vizinho trouxe, pelo menos, bons negócios. Schulz é um apelido alemão, herdado de um tetravô destes jovens que veio trabalhar como técnico na fábrica de papel do Prado em Tomar. Na cidade, nasceram várias gerações da família, entre elas o avô materno de Cláudio e Carlos. “Adoptamos este apelido como nome de guerra ou mesmo como marca”, confessam. Talvez o apelido invulgar lhes desse força quando há cinco anos deixaram Tomar, sua terra natal, em busca de novas oportunidades. Após algumas experiências profissionais e de formação, os dois tornaram-se representantes do “Frangus” em Madrid, fruto de uma parceria com “O Rei dos Frangos” em Portugal,e abriram em 2011, juntamente com Lúcia Carvalho e Sónia Gregório, duas lojas de comida tradicional portuguesa take-away, focada sobretudo nos grelhados na brasa mas que vendem também outros produtos de marcas portuguesas, como vinhos, cervejas, sumos ou pastéis de nata. A aposta correu tão bem que Cláudio Schulz recebeu, a 6 de Junho, o prémio “Empreendedorismo Inovador” na Diáspora Portuguesa, atribuído pela COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação. O prémio visa premiar os portugueses que se notabilizaram, além-fronteiras, pela sua acção empreendedora e inovadora , sendo o prémio entregue pelo Presidente da República, Cavaco Silva. O primeiro a chegar a Madrid, contam a O MIRANTE por e-mail, foi Cláudio, há cerca de cinco anos. Estava apostado em fazer uma formação de dois meses como consultor informático, mas as propostas de trabalho que surgiram fizeram com que acabasse por ficar a viver e a trabalhar em Espanha. Mais tarde, Sónia também optou por ir viver em Madrid e, mais tarde, Carlos e Ana Lúcia que passam por uma experiência profissional na área da banca. A viverem em Madrid, os quatro jovens começaram a aperceber-se que a opinião geral da comunidade portuguesa que ali residia era que fazia falta uma churrasqueira típica, para amenizar as saudades de casa. “A ideia foi sendo reforçada por muitos espanhóis que nos transmitiam o quanto gostavam da comida portuguesa”, conta Carlos que não perdeu a oportunidade quando, há cerca de dois anos, a empresa “O Rei dos Frangos” abriu caminho a uma parceria para a expansão das suas lojas em Madrid. “Fizemos estudos de mercado, levámos espanhóis a Portugal para que pudessem provar a comida portuguesa e trouxemos ao nosso país o responsável pela emissão das nossas licenças já que eles não conseguiam conceber como é que, num espaço do género, poderiam chegar a estar dezenas de frangos a assar na brasa de uma só vez”, relata o jovem empresário. Após estudarem qual a melhor localização das lojas, foi feita a selecção e tradução dos pratos e produtos portugueses que ali seriam colocados à venda, definindo-se os preços e estratégia de marketing. Para além da comunidade portuguesa, tinham como clientes-alvo a população residente na área de cada uma das lojas. Dar uma boa imagem de PortugalOs jovens deslocam-se todos os meses a Portugal, de avião ou de carro, para visitar a família e os amigos e não pensam para já em abrir negócio na terra natal, embora não descartem essa possibilidade a médio ou longo prazo. “Partilhamos do entusiasmo com que muitos jovens amigos nossos se aventuram a criar negócios nesta nossa cidade”, atestam, sublinhando que o mais importante lema no trabalho é a seriedade.Os empresários tomarenses dizem que estão satisfeitos com as decisões que têm vindo a tomar a nível profissional mas sabem que têm muito para fazer para crescer mais. “Viver ao lado de Portugal é um factor que pesa muito na nossa realização pessoal e profissional. Actualmente, temos já um bom número de empregados, entre os quais alguns portugueses”, referem, acrescentando que também contribuem para divulgar comida e bebida “made in Portugal” levando assim o pais a escoar produtos nacionais. “O nosso objectivo é divulgar a melhor imagem de Portugal possível”, salientam.
Empresários ribatejanos prosperam no negócio dos frangos em Espanha

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