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Petição sobre variante de Alverca vai a discussão no Parlamento

Força Aérea continua a não autorizar traçado proposto pela Câmara de Vila Franca de Xira
A petição que defende a construção da variante de Alverca vai ser discutida na Assembleia da República até ao final do ano, revela fonte parlamentar a O MIRANTE. O relatório produzido pela comissão parlamentar de economia e obras públicas está concluído, um ano depois de a petição, que reuniu 4800 assinaturas, ter dado entrada no Parlamento. A comissão ouviu diversas entidades ligadas ao projecto, entre elas a câmara, Junta de Freguesia de Alverca, Estradas de Portugal, Ministério da Defesa e o Instituto de Infra-estruturas Rodoviárias.Apesar do assunto ir a debate pelos deputados a verdade é que a construção da variante está longe de se concretizar, primeiro devido às dificuldades económicas do país, depois porque a Força Aérea Portuguesa não cede os terrenos necessários à passagem da variante, alegando questões de segurança. O município de Vila Franca diz não ter dinheiro para realizar as obras e da parte do Estado nunca houve a promessa de financiamento. “Num protocolo de 2009 a autarquia comprometia-se a suportar os custos da variante”, explica a deputada social-democrata Odete Silva em entrevista a O MIRANTE. “Se durante estes anos todos não existiu dinheiro para a construção da variante parece-me claramente difícil que no curto prazo haja disponibilidade financeira para essa obra”, lamenta. Na opinião da deputada, que reside na Póvoa de Santa Iria, a solução imediata passava por criar um nó de acesso à auto-estrada no Sobralinho. A construção da variante é uma obra esperada há uma década pela população. A petição que foi entregue no parlamento reivindica a construção da variante a nascente da via-férrea, em terrenos da Força Aérea. A alternativa é construir o troço a poente, mas a solução é mais difícil de concretizar porque implica a demolição de edifícios e o realojamento de 22 famílias. A variante serviria de alternativa à congestionada Estrada Nacional 10.

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