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Hidrenki é exemplo de sucesso em tempo de crise

Hidrenki é exemplo de sucesso em tempo de crise

Grandes empresas de abastecimento de água são os principais clientes
A água que chega à casa de muitos consumidores da região é canalizada através de equipamento comercializado pela empresa Hidrenki - Sistemas de Controlo e Tratamento de Fluídos, em Santarém. As empresas Águas do Ribatejo e Águas de Santarém são dois dos clientes da Hidrenki que, além de equipamento para abastecimento de água, vende e instala sistemas de rega para a agricultura. A Hidrenki não trabalha com o pequeno consumidor, até porque estaria a fazer concorrência aos seus clientes, mas está envolvida em grandes obras, como o Alqueva, apostando fortemente nas parcerias. Essa é a estratégia que explica o sucesso desta empresa em tempo de crise. A Hidrenkin foi criada em Janeiro de 2007 e tem crescido ano após ano apesar da conjuntura económica desfavorável. No primeiro ano de actividade superou o orçamento em 30 por cento atingindo o milhão e 700 mil euros de facturação. A previsão inicial apontava para um milhão e 200 mil. Em 2009 vendeu três milhões e o ano passado foi o melhor ano da empresa que atingiu os três milhões e cem mil euros de facturação. "Não sentimos muito a crise porque dependemos de grandes obras. Por outro lado temos uma estrutura de vendas bastante difusa", explicam os dois sócios gerentes da empresa, António Prelhaz e Luís Delgado. Os dois sócios portugueses, cada um com 20 por cento do capital, trabalham na área há já vários anos, conheciam o mercado e decidiram apostar num negócio próprio incentivados por alguns dos fornecedores, incluindo a empresa STF, sócia maioritária com 60 por cento. O início de actividade foi feito num escritório com armazém e sem apoio da banca. "Fazíamos tudo e às vezes chegávamos ao fim do mês e não tirávamos logo o salário", recordam. Nunca quiseram dar um passo maior que a perna. Só em 2010, quando a carteira de clientes e a facturação assim o permitiu, adquiriram as novas instalações. Nesta obra já contaram com o apoio da banca mas as obras foram realizadas com capitais próprios.A empresa tem actualmente seis colaboradores. Subcontrata mão de obra quando é necessário e conta ainda com um suporte técnico forte dos sócios espanhóis. "Somos uma empresa de seis mas estamos associados a um grande grupo e por isso quando é necessário somos mais de cem", explica António Prelhaz. A multiplicidade de funções dos dois sócios gerentes, que dominam tanto a área financeira como a comercial, é um dos ingredientes do sucesso."Temos uma grande proximidade quer a jusante com o fornecedor quer a montante com o cliente. É muito importante que haja uma relação muito estreita quer com um quer com outro", explica Luís Delgado. "As pessoas sabem que nesta empresa falam com quem decide", confirma António Prelhaz.Comportas para vedar o acesso de água a determinados pontos, juntas de desmontagem, filtros e válvulas são alguns dos produtos comercializados e instalados pela empresa que disponibiliza ainda equipamentos de telegestão. Os clientes da Hidrenkin são maioritariamente portugueses e estão sobretudo no centro/sul. A empresa já trabalha em Angola e está a tentar chegar a Moçambique. Proximidade e confiança são palavras chave na empresa. "A Hidrenki não é uma empresa puramente comercial. Preocupa-se muito com a última tecnologia do mercado para dar ao cliente a melhor solução. Não vendemos por vender. Não vendemos o produto mais barato mas justificamos essa realidade tecnicamente", explica. A empresa, que evoca o deus das águas subterrâneas (Enki), relacionado-o com a hidráulica, está sediada na zona industrial, na rua Humberto Batista Martins, lote 27, Armazém 3.
Hidrenki é exemplo de sucesso em tempo de crise

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