uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Confraria inventa doce e entrada associados à Sopa de Pedra para promover Almeirim

Almeirim já tem duas iguarias associadas à Sopa de Pedra e feitos à base de ingredientes usados neste prato típico da cidade. A Confraria Gastronómica de Almeirim apresentou um doce e uma entrada no sábado, 27 de Abril, e quer que estes passem a ser uma marca para a população e uma forma de afirmar o nome da terra e potenciar ainda mais a fama da Sopa de Pedra. O doce, à base de feijão, chama-se Pastel de Frade e a entrada com enchidos usados na sopa designa-se Trouxa da Pedra e foram criados pela confraria.Segundo o responsável da confraria, João Paulo Simões, as receitas têm vindo a ser afinadas nos últimos meses e agora já estão no ponto para serem comercializadas. Para já a confraria vai colocar o pastel e a trouxa à venda em alguns estabelecimentos junto à praça de touros, onde se concentram os restaurantes da Sopa de Pedra, e alguns locais da cidade. A ideia é entregar a confecção a uma empresa quando o volume de vendas for significativo.Para João Paulo Simões, a criação destes produtos, além de contribuírem para a economia local tem também o objectivo de disponibilizar aos milhares de pessoas que visitam a cidade ao fim-de-semana algo que possam levar para casa. A confraria criou também embalagens com uma imagem própria e com a designação “Produtos de Almeirim”. A criação destes dois produtos numa terra onde não há por exemplo doces típicos “são também uma fonte de receita para a confraria, mas a principal missão é que ajudem a divulgar Almeirim”, sublinha.Em breve a confraria promete lançar novos produtos e tem já preparado o que chamou de “Pack da Sopa de Pedra. Trata-se de um conjunto com os enchidos tradicionais da sopa (chouriço, farinheira e morcela) e ainda uma pedra para ser colocada na panela, como aspecto mais pitoresco. No dia do lançamento do doce e da entrada, no Parque das Laranjeiras durante a mostra de arte e artesanato urbano Urbanalm, a confraria no espaço de uma hora vendeu mais de 200 unidades que estavam com um preço promocional de 60 cêntimos.

Mais Notícias

    A carregar...