uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Agrupamento de Escolas de Constância atrai mais alunos de concelhos vizinhos

A qualidade de ensino aliada ao esforço municipal na melhoria do parque escolar e os apoios concedidos aos alunos têm contribuído para atrair mais alunos para estudar em Constância. O Agrupamento de Escolas de Constância, situado num dos concelhos mais pequenos do distrito de Santarém que tem a particularidade de nele se encontrarem dois rios - o Zêzere e o Tejo e ser fortemente associado à figura do poeta Luís de Camões, teve a sua instalação em 1999, na sequência de uma manifestação de interesse colectivo dos docentes dos vários ciclos de ensino. Teve também o parecer favorável da autarquia, cimentado num trabalho que já era articulado entre as diversas escolas do concelho através do desenvolvimento de projectos comuns.O Agrupamento de Escolas de Constância orgulha-se de, enquanto comunidade de aprendizagem, prosseguir a sua missão proporcionando a todos os seus alunos um percurso educativo de sucesso que lhes permite o desenvolvimento pleno das suas capacidades e aptidões, assim como o desenvolvimento de competências no âmbito dos princípios do “Saber ser, saber fazer, saber estar”. Complementando este objectivo, procuram ainda responder aos grandes desafios sociais, tendo em conta os constrangimentos e oportunidades identificadas numa rede social mais alargada, assumindo-se como um dos vértices estratégicos do desenvolvimento local e regional, levando ao desenvolvimento e aprofundamento de parcerias que visam o desenvolvimento de actividades conjuntas no âmbito da resposta educativa comunitária. Com uma oferta educativa diversificada, desde o pré-escolar ao ensino secundário (cursos profissionais e científico humanísticos), o Agrupamento de Escolas de Constância atrai ainda alunos dos concelhos limítrofes.Estudar em Constância é ter acesso a um número elevado de actividades de complemento curricular, que promovem o desenvolvimento das crianças e jovens nas suas múltiplas dimensões, garantindo que os tempos de permanência na escola são pedagogicamente ricos e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas. A ligação a Camões e a outras formas de arte, e o trabalho desenvolvido de promoção dos valores de ligação à terra, às tradições e à sua população têm garantido um papel à escola de espaço comunitário por excelência. Não basta salvaguardar a participação formal dos vários elementos da comunidade educativa prevendo o seu assento nos órgãos de gestão das escolas e a sua participação na elaboração do protejo educativo, é necessário implementar dinâmicas que potencializam as relações entre a escola e as instituições da comunidade local envolvente e promover a mobilização dos recursos existentes.

Mais Notícias

    A carregar...