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A Educação Empreendedora na EPRM*

Divulgação
Após publicação de legislação recente, as escolas passaram a dispor de alguma autonomia para imprimirem o seu cunho na definição dos planos curriculares dos Cursos Profissionais. Aproveitando a oportunidade e atendendo ao ADN da Escola Profissional de Rio Maior, orientado para a promoção da inovação, da criatividade, do empreendedorismo, das soft skills, aliado ao facto de procurarmos, incessantemente, proporcionar experiências open mind aos nossos alunos, uma das alterações que introduzimos no currículo dos nossos cursos, foi a disciplina de TEIP – Tecnologia, Empreendedorismo, Inovação e Projeto, enquanto oferta de escola.O objetivo é muito claro: desenvolver nos nossos alunos competências como estimular o empreendedorismo, a mentalidade e o comportamento empreendedor, a autoconfiança, a criatividade, a geração de ideias, a assunção do risco, o pensamento crítico, a capacidade de resolução de problemas, o sentido de iniciativa, a autonomia, etc., tudo com o propósito de educar para o exercício de uma cidadania ativa e empreendedora. Imbuídos deste espírito, procuramos, incessantemente, proporcionar experiências open mind e criar condições para que os jovens consigam “pensar fora da caixa” e levá-los a “sair da sua zona de conforto”. Julgamos que é disto que Portugal precisa para dar o salto qualitativo que se impõe!Aquilo que procuramos é fazer formação que respeite um equilíbrio entre a educação formal e a não formal. Alguns exemplos de atividades e iniciativas promotoras deste tipo de competências são a organização de visitas de estudo internacionais, estágios internacionais, participação em diversos concursos promotores do espirito empreendedor com projetos inovadores, competições envolvendo as capacidades argumentativas, etc.Consequência desta dinâmica, a Direção Geral de Educação convidou a EPRM a integrar o restrito grupo de escolas que irão implementar o projeto Youth Start - Entrepreneurial Challenges, desenvolvido no âmbito de uma parceria europeia e cofinanciado no quadro do Programa Erasmus+. Este projeto visa implementar um protocolo de experimentação na área da educação para o empreendedorismo nos ensinos básico e secundário, mobilizando alunos, professores, órgãos de gestão e outros interessados, concorrendo de forma inovadora para a qualificação das práticas educativas e para a implementação de uma mais estruturada cultura empreendedora nas escolas.No passado dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, era notícia o facto de as empresas especialistas em recrutamento, a operar em Portugal, atribuírem cada vez mais importância a competências, como por exemplo, falar em público, ter capacidade de argumentação, serem autónomos, serem próativos, patentearem atitude, de terem aptidão para o trabalho em equipa, de terem capacidade de liderança, etc. Este facto vem corroborar que é fundamental o tal equilíbrio entre a educação dita formal (escolar) com a não formal.Recentemente era notícia um estudo apresentado durante a conferência “O trabalho e o emprego em Portugal”, organizada pela Associação Cristã de Empresários e Gestores, que concluiu que  “Três em cada 10 empresas não encontram quem precisam para as vagas que têm”, o que significa que a oferta das escolas está muitas vezes desajustada das necessidades que o mercado de trabalho procura. No caso da EPRM, a empregabilidade referente ao último ciclo de formação situa-se acima dos 90%. Estes números são tanto mais surpreendentes, quando vivemos num momento em que cerca de 35% dos jovens portugueses não têm emprego.Na EPRM os resultados escolares são de capital importância, pois são o coroar do esforço permanente em prol da credibilização da Escola Profissional de Rio Maior e a afirmação de que o Ensino Profissional é um alternativa credível ao nível da formação de jovens, desde que levado com rigor, responsabilidade e preocupação centrada na qualidade da formação oferecida aos alunos.É claro que as iniciativas que habitualmente levamos a cabo dão-nos uma grande visibilidade e notoriedade junto da comunidade, junto dos organismos/entidades oficiais e junto das empresas.Na Escola, os ganhos com os diversos projetos em que nos envolvemos são incomensuráveis, pela dinâmica que criam e pelo reforço da motivação, da autoconfiança e da autoestima que provocam em toda a comunidade escolar. Constatamos reflexos notáveis ao nível da redução do absentismo e do abandono escolar precoce e melhoria do sucesso escolar. Em suma, catapulta o envolvimento dos alunos com o Projeto Educativo da EPRM!* Texto da responsabilidade da Escola Profissional de Rio Maior(Escrito de acordo com o novo Acordo Ortográfico)

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