uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Noélia Cistina Amante Piteira

Noélia Cistina Amante Piteira

Especialista de Análises Clínicas, 44 anos, Santarém

Qual é a pior coisa que lhe podem fazer?
A pior coisa que me podem fazer é mentir. Sempre tive pavor às pessoas que mentem ou são dissimuladas e que tudo fazem para atingir os seus objectivos sem olhar a meios.
O Verão é tempo de caracóis e cerveja?
Claro! Num dia de calor, um prato de caracóis bem confeccionados e uma cerveja bem fresquinha caem sempre bem. É o melhor relaxante.
Gosta mais do campo ou da cidade?
De ambos. A cidade tem mais oferta a nível cultural e social, no entanto, o campo oferece maior tranquilidade e desperta os nossos sentidos para desfrutarmos do melhor que a natureza nos dá.
É daquelas pessoas que gosta de estacionar o automóvel à porta de todos os locais onde vai?
A maior parte das vezes prefiro estacionar sem transgredir, mesmo que isso implique estacionar longe do local onde vou. No entanto, se estiver com pressa, tento estacionar o mais próximo possível...
Quais são os seus maiores medos?
Os maiores medos são as doenças incuráveis ou de difícil detecção, que muitas vezes só se descobrem quando já é tarde demais.
O que a leva a fazer “zapping” na televisão?
Faço “zapping” quando os programas de informação passam imagens violentas ou informação de crimes passionais que possam ferir a susceptibilidade dos meus filhos, que são menores. Também o faço quando passam programas de entretenimento que não têm qualquer tipo de conteúdo, nomeadamente os programas dos fins-de-semana à tarde.
Qual foi a melhor viagem que fez até hoje?
A melhor viagem que fiz foi a minha lua-de-mel. Não fomos para nenhum local paradisíaco mas andamos a percorrer várias cidades da Europa tentando conhecer toda a diversidade arquitectónica e cultural.
O que faz falta na sua terra?
A dinamização do centro histórico e a reabilitação urbana do mesmo. A par de outras cidades, Santarém, Capital do Gótico, reúne as condições ideais para ser explorada em termos de oferta cultural e a nível turístico.
Os jovens estão motivados para não deixar morrer as tradições?
Penso que sim, continuamos a ver jovens envolvidos em actividades tradicionais. Poderão surgir algumas alterações porque a força dos novos tempos assim o exige. Mas as tradições não vão desaparecer.
Gosta de cozinhar? Qual o seu prato favorito?
Gosto muito de cozinhar. O mais difícil é saber o que cozinhar quando se tem que cozinhar diariamente. Não tenho um prato favorito. Gosto de petiscos como salada de polvo e de outros pratos confeccionados com produtos do mar.
Quem lhe contava histórias quando era criança?
A minha irmã, pois temos alguma diferença de idades e sempre adorei histórias. Mais tarde fui eu a ler aos meus filhos para lhes despertar o gosto pela leitura.
Ainda se lembra de alguma história?
Não propriamente de uma história que me tenham lido, mas sim de um livro que me marcou na infância, que se chamava,“Valéria e a vida”. Abordava o tema da poluição ambiental que continua a ser um tema actual com que todos nos deveríamos preocupar. Talvez por isso fiquei sensibilizada para a separação do lixo e sua reciclagem, tentando incutir o mesmo sentido de responsabilidade aos meus filhos.

Noélia Cistina Amante Piteira

Mais Notícias

    A carregar...