uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Superior de Saúde: oferta formativa, investigação e internacionalização*

Escola Superior de Saúde: oferta formativa, investigação e internacionalização*

Isabel Barroso

A 16 de Maio a Escola Superior de Saúde de Santarém comemorará o seu 43.º aniversário, data oficial que assinala a criação da mesma.
A ESSS forma cerca de 85 enfermeiros anualmente, um acréscimo significativo nos cuidados de saúde da região. Com taxas de empregabilidade na ordem dos 100%, ao fim de 6 meses, estes profissionais têm reforçado equipas de trabalho em Centros Hospitalares, USF, UCC, mas também em IPSS e outras Unidades de Saúde, fruto dos inúmeros projetos de extensão à comunidade que a escola desenvolve, aproximando e diversificando, desta forma, a prática clínica a contextos hospitalares e não hospitalares.
A consolidação da oferta formativa em enfermagem, 1º ciclo, tem passado pela adequação estratégica às necessidades do mercado e pela sustentação da oferta formativa dos cursos de 2º ciclo no domínio científico da enfermagem. Os cursos de Mestrado têm garantido a diversificação formativa ao nível pós-graduado, bem como os cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e pós-graduação.
A par da oferta formativa, a escola aposta noutros desafios colocados atualmente ao ensino superior de que se destacam a investigação e a internacionalização.
A investigação, sediada na Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde, conta com seis projetos financiados pelo Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e cinco novos projetos que decorrem das necessidades de entidades parceiras, aspeto essencial à concretização da política de desenvolvimento da Escola.
Quanto à internacionalização, esta concretiza-se por um conjunto alargado de protocolos e parcerias com instituições de ensino superior a nível mundial. A mobilidade de estudantes, professores e staff tem sido uma dinâmica de relevo na abertura da escola ao contexto global.
A ESSS através do IPSantarém tem acordos bilaterais no âmbito do Programa ERASMUS+ distribuídos pela Bélgica, Espanha, Escócia, Bulgária, Itália, Lituânia e Turquia. Em 2015 reatou-se o acordo bilateral com a Escócia e estabeleceram-se novas parcerias internacionais com o Centro Universitário de Sul de Minas (Brasil) e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (Brasil). A ESSS na pessoa da sua diretora é a representante do IPSantarém na Rede ACINNET que engloba instituições de ensino superior da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai, Espanha e Portugal. Esta rede tem como objetivo aprofundar as relações entre as universidades associadas nas áreas do ensino, investigação e mobilidade internacional.
Integra também o Programa TEMPUS IV, um projeto de cooperação universitária denominado Lifelong Learning in Applied Fields, que apoia a modernização do ensino superior nos países parceiros da Europa Oriental, da Ásia Central, nos Balcãs Ocidentais e da Região Mediterrânica, através de um consórcio entre seis universidades israelitas e europeias com o objetivo da aplicação do conceito de aprendizagem ao longo da vida no sistema de ensino superior de Israel.
* Texto da responsabilidade da Escola Superior de Saúde de Santarém

Escola Superior de Saúde: oferta formativa, investigação e internacionalização*

Mais Notícias

    A carregar...