uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Mulheres podem ser mais inteligentes mas a política é o reinos dos “espertos”

Um grupo de jovens estudantes da Escola Secundária do Entroncamento esteve no Parlamento Europeu, na sequência da sua classificação, em 2º lugar, no concurso Parlamento dos Jovens. Vi a foto do grupo no Facebook e o que me chamou a atenção foi o facto de, em 17 elementos, haver 14 raparigas e apenas 3 rapazes. Ou seja, mais de 82% de raparigas numa iniciativa de debate político.
Se na adolescência há uma maioria de significativa de elementos do sexo feminino com interesse por questões políticas, como neste caso, por que é que quando olhamos para a nossa realidade política a maior parte dos elementos dos partidos e dos eleitos são homens?
Não acredito que os políticos sejam melhores por serem mulheres mas é óbvio que os partidos políticos estão a vedar o acesso de mulheres aos cargos políticos e nada resulta para evitar tal situação. Nem sequer a obrigatoriedade de quotas de mulheres nas listas. De uma forma simplista poderíamos dizer sobre este assunto que as mulheres podem ser mais inteligentes mas os homens são mais...espertos (?)
Cândida Souto

Mais Notícias

    A carregar...