uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Câmara de Santarém aprovou adjudicação de obras nas barreiras

Intervenção vai começar pela encosta de Santa Margarida, mas ainda há a etapas burocráticas a ultrapassar antes das máquinas entrarem em cena.

A primeira fase da empreitada do Projecto Global de Estabilização das Encostas de Santarém foi adjudicada, pela Câmara de Santarém, à empresa Ancorpor - Geotecnia e Fundações Lda, pelo valor de 4.126.364 euros. A intervenção agora adjudicada vai incidir na encosta de Santa Margarida, onde se verificou um deslizamento de terras em Agosto de 2014 que obrigou ao corte do troço da Estrada Nacional (EN) 114 que liga Santarém à ponte D. Luís e a Almeirim.
De realçar que o investimento global nesta primeira fase está orçado em 5,8 milhões de euros e o financiamento por parte do Fundo de Coesão poderá ir até aos 4,9 milhões de euros, aproximadamente. Esse valor engloba verbas para outros fins, designadamente para expropriações de imóveis na rua de Santa Margarida e para a fiscalização da obra, como recordou o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), durante o debate desse ponto na reunião do executivo de segunda-feira, 30 de Maio.
O autarca afirmou que a adjudicação é mais um passo dado no sentido da concretização das ambicionadas obras, mas há ainda outra tramitação a cumprir, pois segue-se um prazo para apresentação de eventuais reclamações por parte dos outros concorrentes e o Tribunal de Contas também ainda tem de dar o seu visto ao processo.
“Esta obra que agora se materializa representa para o executivo municipal uma conquista de importância estratégica para todo o concelho, dada a importância que a estabilização das encostas assume, quer para a segurança da população, quer para a circulação viária na Estrada Nacional 114, e resulta de um esforço conjunto entre o Município de Santarém e as entidades públicas e governamentais envolvidas”, considera o município em nota de imprensa.

Mais Notícias

    A carregar...