uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vereador acusa presidente da Câmara de Tomar de fazer baixa política

Vereador acusa presidente da Câmara de Tomar de fazer baixa política

Polémica com contas do Congresso da Sopa de Tomar põe Pedro Marques e Anabela Freitas de costas voltadas

O vereador Pedro Marques, do movimento Independentes por Tomar (IpT), acusou a presidente do executivo municipal, Anabela Freitas (PS), de fazer “baixa política” e de ser “falsa”. Em causa está o comunicado que a presidente emitiu há cerca de duas semanas a repudiar as declarações de Pedro Marques sobre as contas do Congresso da Sopa e a exigir que o vereador pedisse desculpas aos funcionários.
“Limitei-me a relatar factos do que aconteceu no Congresso da Sopa com a minha filha, nem sequer foi comigo. Nunca falei nos trabalhadores nem pus em causa o seu trabalho, por isso não tenho que lhes pedir desculpa. Repudio veementemente o seu comunicado, que foi a atitude mais baixa que alguém com as funções da senhora teve como autarca. Falei no assunto no local certo, a senhora emitiu um comunicado. A senhora é que devia pedir desculpa a alguns funcionários porque faltou ao respeito quando os emprateleirou assim que chegou à câmara”, acusou.
A discussão foi iniciada na última reunião de câmara por Anabela Freitas ao dirigir-se a Pedro Marques afirmando que as suas declarações na sessão anterior foram “lamentáveis” e deixou uma ameaça no ar: “Esta é a sua forma de actuação. Chega de lançar falsos testemunhos. Se tem alguma dúvida avance com queixa para tribunal. A partir de agora, de todas as suas declarações que considerarmos abusivas será extraída uma certidão e encaminhada para fins processuais”.
Pedro Marques relatou que assim que teve conhecimento do comunicado de Anabela Freitas lhe ligou para o telemóvel mas que esta não o atendeu, enviando uma mensagem escrita informando que estava em reunião. “Até hoje ainda estou à espera do seu telefonema em resposta ao meu”, criticou.
O vereador independente referiu que a presidente em vez de elaborar um comunicado a atacá-lo deveria ter averiguado o que aconteceu e melhorar o que não correu bem. “Pode fazer as ameaças que quiser, não vou recuar por causa das suas ameaças. As pessoas já perceberam o que se passa e tentar calar-me com este tipo de comunicados não funciona. No que depender de mim, a senhora não será a próxima presidente da Câmara de Tomar. O que a senhora fez é mau demais e falso”, sublinhou.
O vereador João Tenreiro (PSD) também referiu que emitir um comunicado não foi a forma mais correcta de resolver o assunto, que deveria ser tratado apenas em reunião de câmara.
Recorde-se que Pedro Marques afirmou que as contas do último Congresso da Sopa, realizado no início de Maio, não foram as mais correctas. Pedro Marques explicou, em reunião de câmara, que comprou um kit e não recebeu nenhum recibo. “Alguém me deu o troco do seu próprio bolso, não foi de nenhuma máquina registadora. Se a receita é para o CIRE [Centro de Integração e Reabilitação de Tomar] devia ser o CIRE a controlar esta contabilidade”, criticou.
Durante a sessão camarária, a presidente do município de Tomar optou por não responder a esta questão levantada por Pedro Marques. No entanto, Anabela Freitas decidiu, três dias depois emitir um comunicado onde teceu duras críticas ao seu colega de executivo. “São muito graves as suspeitas lançadas pelo senhor vereador aos funcionários e voluntários do evento. Repudiamos vivamente as mesmas e consideramos que Pedro Marques deve aos mesmos um pedido de desculpas”, disse.

Dinheiro da bilheteira para o CIRE

A bilheteira do Congresso da Sopa realizou 4620 euros de receita que vão ser entregues ao CIRE. O executivo camarário já tinha decidido que daria até cinco mil euros da receita da bilheteira à instituição. Como a receita foi inferior ao previsto, todo o dinheiro será para o CIRE.

Vereador acusa presidente da Câmara de Tomar de fazer baixa política

Mais Notícias

    A carregar...