uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Degradação de zonas verdes em Arcena e Bom Sucesso suscita críticas

Degradação de zonas verdes em Arcena e Bom Sucesso suscita críticas

Vários moradores e autarcas queixam-se de uma deficiente ou até mesmo nula manutenção de alguns espaços verdes na área de Arcena e Bom Sucesso, em Alverca, no concelho de Vila Franca de Xira, e pedem uma intervenção rápida da câmara municipal que permita melhorar a situação.
Em alguns casos a situação ocorre em lotes privados, onde têm de ser os proprietários a realizar a desmatação. Alguns já terão sido notificados para que as desmatações sejam feitas. Mas mesmo assim nas últimas reuniões de câmara os vereadores da CDU têm alertado para o problema, lembrando que naquelas duas zonas de Alverca o cenário é “insalubre” e degradante.
Nuno Libório lembrou que as zonas no alto de Arcena estão mesmo “num lastimável estado de degradação”. Alguns moradores do Bom Sucesso e Arcena confirmam o cenário e pedem intervenções. “Falta limpeza nas ruas e zonas verdes do Bom Sucesso. As zonas verdes de Arcena estão ao abandono. A câmara entregou essa responsabilidade à junta que a entregou a uma empresa. Há aqui responsabilidades partilhadas”, lamenta Aurélio Marques, vereador da CDU.
O presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), admite que alguma coisa tem de ser feita e garante que quando os contratos não são cumpridos pelas empresas ele próprio lhes chama a atenção para fazerem um melhor trabalho. “É isso que vamos avaliar e que faremos se for necessário. Também temos o poder de aplicar coimas a quem não cumpra com essa limpeza. Mas é naturalmente um assunto que temos de ver”, assegura.
Alguns moradores da zona, como Nelson Fonseca, temem que a falta de limpeza em alguns espaços verdes seja perigoso para a saúde. “Agora de Verão há carraças, cobras, um conjunto de bichos que proliferam por ali e nos preocupa porque os nossos filhos andam na rua. Se as coisas estivessem limpas era outro descanso”, diz, enquanto mostra a O MIRANTE uma zona de ervas por cortar a poucos metros do jardim central do Bom Sucesso.
“Arcena e Bom Sucesso eram zonas de forte pressão urbanística, não tinham espaços verdes nem escolas. Era quase uma sub-urbanização. Depois de investimentos grandes conseguimos ir dando o que aquela zona merece, como escolas, jardins públicos e até um centro cultural. A situação não corresponde tanto ao cenário que nos faz chegar”, explicava Fernando Paulo Ferreira, vice-presidente do município, em resposta a Aurélio Marques.

Degradação de zonas verdes em Arcena e Bom Sucesso suscita críticas

Mais Notícias

    A carregar...