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Queda de ultraleve em Benavente que fez dois mortos deveu-se a erro do piloto

Queda de ultraleve em Benavente que fez dois mortos deveu-se a erro do piloto

A queda de um ultraleve nas imediações do Campo de Voo de Benavente, em Abril de 2012, que provocou a morte dos dois ocupantes, deveu-se a falha humana, aponta o relatório final da investigação ao acidente, divulgado na semana passada. O piloto, de 21 anos, e o passageiro, de 18 anos, tiveram morte imediata e o ultraleve ficou totalmente destruído na sequência do incêndio que deflagrou após a queda.
Segundo o relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA) foram identificadas duas causas prováveis para o acidente: “a entrada em perda devido a atitude anormal de nariz [do ultraleve] em cima, provocado pelo passageiro aos comandos do avião, e a entrada em perda devido a volta apertada provocada pelo piloto”.
“A Comissão de Investigação determinou que a causa do acidente foi a perda de controlo da aeronave devido a erro humano do piloto. O piloto não tinha seguido os procedimentos de descolagem e aterragem correctos, tudo indicando que ele autorizou o passageiro a assumir as operações”, sublinha o GPIAA.
A investigação refere que “tudo indica que o piloto estava a ensinar, ou pelo menos a permitir” que o passageiro pilotasse o avião nas manobras de aterragem e descolagem, acrescentando que “é possível que tenha sido o passageiro a estar aos comandos do avião” no momento do acidente.
“Numa situação destas o piloto pode não ter tido tempo de reagir atempadamente para evitar a perda ou de ter sido impedido, por acção do passageiro, de actuar devidamente nos comandos de voo”, frisam os investigadores.
O relatório refere que o passageiro era “um entusiasta da aviação e dos simuladores de voo”, não tendo sido encontrado nenhum registo de qualquer experiência de voo, nem inscrição em algum curso de pilotagem. A investigação conta que este jovem “já tinha voado como passageiro com outro piloto e já lhe tinham sido dados a sentir os comandos do avião”.
A outra causa aponta para a entrada em perda do ultraleve devido a uma manobra intencional do piloto. “Parece também que o piloto poderá ter efectuado uma volta apertada à direita, sem a velocidade correcta numa tentativa de demonstrar as capacidades de manobra da aeronave ou demonstrar ao passageiro a sua habilidade de pilotagem”, descreve o GPIAA.

Queda de ultraleve em Benavente que fez dois mortos deveu-se a erro do piloto

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