uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Militares da GNR vão ser alojados no antigo hospital de Salvaterra de Magos

Militares da GNR vão ser alojados no antigo hospital de Salvaterra de Magos

Município e Santa Casa da Misericórdia assinaram acordo de cooperação para utilização de parte das instalações. Este é um processo que se tem arrastado ao longo dos anos com avanços e recuos. Em Dezembro de 2012 O MIRANTE denunciou as condições deploráveis em que trabalhavam os profissionais da GNR de Salvaterra de Magos. Desde essa altura tem-se tentado encontrar uma solução para o problema.

Os militares da GNR de Salvaterra de Magos que actualmente se encontram alojados no edifício da Falcoaria Real, vão ser instalados no edifício do antigo hospital da Misericórdia de Salvaterra de Magos. A câmara municipal assinou um acordo de cooperação com a Santa Casa local para a utilização de parte dessas instalações, onde vão ficar os militares. Em nota de imprensa, o município informa que o novo local já foi vistoriado pela GNR, que concordou com a transferência dos militares para aquele local. A mudança deverá ocorrer durante este mês de Janeiro.
O executivo municipal pretende criar um acervo documental sobre a arte da falcoaria no espaço actualmente ocupado pelos militares da GNR, com base no espólio doado por uma munícipe. Os guardas estão alojados provisoriamente no Palácio da Falcoaria, pois está prevista a requalificação de uma antiga escola da vila para ali instalar o novo posto da GNR e alojamentos para os militares pernoitarem. “Há o compromisso da ministra da Administração Interna que tem garantia de cabimento orçamental para fazer as obras. O projecto está concluído e pronto para lançar concurso. Estamos a aguardar que o concurso seja lançado”, justificou o presidente da autarquia.
O concurso público para a requalificação do edifício da antiga Escola da Avenida estava previsto avançar em 2015, mas tal ainda não aconteceu. Em Março de 2015 Esménio assinou o protocolo com a GNR para cedência de instalações do edifício da antiga Escola da Avenida. O protocolo foi homologado pelo secretário de Estado adjunto da ministra da Administração Interna da altura, Fernando Alexandre. Ficou acordado no protocolo que o edifício será cedido por comodato por um período de 50 anos.
Se a obra não estiver concluída no prazo de três anos o edifício reverte para o município. Cabe à GNR fazer o projecto de execução e fiscalizar a obra de reabilitação do edifício. Após a conclusão das obras a GNR compromete-se a devolver o edifício onde actualmente está instalada a GNR, que é propriedade da câmara municipal.

Militares da GNR vão ser alojados no antigo hospital de Salvaterra de Magos

Mais Notícias

    A carregar...