uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Pilar del Río é a escolha de O MIRANTE para Personalidade do Ano
COMPANHEIRA. Pilar del Río contribuiu para a reaproximação de José Saramago a Azinhaga, terra natal do Nobel da Literatura.

Pilar del Río é a escolha de O MIRANTE para Personalidade do Ano

Jornalista, escritora e tradutora mantém um pólo da Fundação Saramago na Azinhaga

A jornalista, escritora e tradutora, Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, foi escolhida por O MIRANTE como a Personalidade do Ano 2016.
A distinção de O MIRANTE é uma forma de salientar a sua total dedicação à divulgação da obra do único Nobel da Literatura português, com quem foi casada, e o facto de continuar a trabalhar para que o pólo da Fundação Saramago instalado na terra natal do escritor, a Azinhaga, concelho da Golegã, ganhe a importância que merece ter como centro cultural da região.
Nascida em Espanha, Pilar del Río tem nacionalidade portuguesa desde 2010, ano do falecimento de Saramago, e tem o seu nome gravado numa rua de Azinhaga e no coração das gentes da aldeia que não esquecem o seu papel na reaproximação do escritor às suas raízes.
Em 2008, José Saramago aceitou que o seu livro “As pequenas Memórias” tivesse lançamento nacional na sua terra, influenciado por Pilar del Río e foi também ela que o levou a mudar de ideias sobre a aceitação de lhe ser feita uma estátua em vida, para colocar em frente à sua casa memória de Azinhaga, algum tempo depois de ter recusado idêntico pedido feito por outra entidade de outro concelho.
Apesar de saber português, tendo traduzido livros de Saramago para Espanhol, Pilar del Río opta por falar espanhol com os portugueses porque, explica, não quer “destruir” o nosso idioma. Pelo mesmo motivo, pede para os portugueses falarem português com ela. “Penso que com um pouco de esforço nos conseguimos entender”, costuma sublinhar.
Os prémios Personalidade do Ano são atribuídos por O MIRANTE desde 2005 e foram criados com o objectivo de distinguir pessoas e instituições da região de abrangência do jornal que se tenham destacado nas actividades que desenvolvem.
Para além do prémio Personalidade do Ano agora divulgado, serão ainda atribuídos os prémios Personalidade do Ano - Nacional e prémios nas áreas do Associativismo, Cidadania, Cultura, Política, Desporto, Tauromaquia e Vida.

Pilar del Río é a escolha de O MIRANTE para Personalidade do Ano

Mais Notícias

    A carregar...