uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
ADSAICA mantém monumento das pegadas de dinossauros e sapadores florestais

ADSAICA mantém monumento das pegadas de dinossauros e sapadores florestais

Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros, que congrega municípios e outras entidades, esteve à beira da extinção. Filiados deram-lhe segunda oportunidade e a organização vai fazendo pela vida com os parcos meios de que dispõe.

A ADSAICA - Associação de Desenvolvimento das Serras de Aire e Candeeiros, que chegou a ter a sua morte anunciada há um par de anos, vai manter em 2017 o funcionamento da visitação do Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire e também o protocolo referente à Estação Colectiva de Tratamento de Efluentes Suinícolas em Alcobertas (Rio Maior). Continuam igualmente em vigor os protocolos estabelecidos com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e com as câmaras de Ourém e Porto de Mós para ter no terreno duas equipas de sapadores florestais nesses concelhos, financiadas pelas autarquias e pelo ICNF.
Para garantir a prossecução dessas actividades sem pôr em causa a sustentabilidade financeira da associação - composta por vários municípios e outras entidades - a assembleia-geral da ADSAICA aprovou o aumento de quotas de 1.200 euros para 1.800 euros anuais.
O orçamento da associação para 2017, elaborado com base no pressuposto de que a associação vai manter o mesmo nível de actividade que em 2016, prevê que o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios da Serra de Aire dê um prejuízo de 2200 euros. Em relação à Estação Colectiva de Tratamento de Efluentes Suinícolas em Alcobertas estima-se um lucro superior a 1100 euros. Com a receita das quotizações, no final do ano as contas deverão dar um lucro de 2.800 euros, segundo as previsões.
Integram a ADSAICA os municípios de Alcanena, Torres Novas, Ourém, Rio Maior, Santarém, Alcobaça e Porto de Mós. São ainda associadas as seguintes entidades: Instituto da Conservação da Natureza e Florestas; Assembleia de Compartes do Baldio do Vale da Trave, Casal d’Além, Covão dos Porcos e Vale de Mar; Associação Desenvolvimento Integrado da Freguesia de Alcobertas; Associação de Artesãos Serra Aire e Candeeiros; Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário de Santarém; Covaltas - Associação Cultural e Ambiental; Terra Chã - Cooperativa de Desenvolvimento Local, Artesanato e Serviços, CRL.

ADSAICA mantém monumento das pegadas de dinossauros e sapadores florestais

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido