uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
As dicas culinárias de Maria do Céu Albuquerque
Gosto. Autarca diz que a culinária ajuda a esquecer o stress do dia-a-dia

As dicas culinárias de Maria do Céu Albuquerque

Presidente da Câmara de Abrantes é uma apaixonada pelo mundo da gastronomia suas receitas. Autarca foi a convidada da iniciativa “Sabores do Mercado”, que se realiza na cidade, tendo apresentado sugestões de comida saudável e partilhado receitas para o pequeno-almoço.

A presidente da Câmara Municipal de Abrantes gosta de cozinhar. Maria do Céu Albuquerque é tão curiosa em relação às artes culinárias que desde criança se aventura em experiências gastronómicas, muito por causa da avó materna que cozinhava nos casamentos e baptizados da aldeia onde vivia.
Com o sucesso que alcançava de cada vez que partilhava uma receita, Maria do Céu Albuquerque nunca abandonou os tachos e as panelas - embora recorra àquele que dizem ser o robô de cozinha mais versátil do mundo. O próprio marido admite ter sido conquistado pelo estômago e as duas filhas pedem-lhe com regularidade petiscos que arrumam na bagagem de volta até às cidades onde estudam.
Maria do Céu não se intimida diante de pratos trabalhosos e aprecia um continuado experimentalismo. Quanto ao palato, sente-se tão bem na pele de mexicana como de italiana ou mesmo vegetariana. “Adoro inovar, experimentar pratos de peixe e variações na cozinha tradicional”, refere a O MIRANTE. Conta que no dia anterior à nossa conversa cozinhou arroz de cabaça, uma especialidade ainda hoje presente nas mesas de Casais de Revelhos, aldeia próxima de Abrantes de onde é natural.
A autarca é uma faz-tudo na cozinha: pica tomate, alho, cebola, amassa pão e, se for preciso, à meia-noite ainda está a tirar bolos (sem açúcar) do forno. É claramente na troca das funções de presidente de câmara pelo avental que surge a sua maior libertação. “O acto de cozinhar descontrai-me muito”, admite.
E revela-se um pretexto para reunir à mesa familiares e amigos. Embora a falta de tempo seja um dos maiores impedimentos a que Maria do Céu ponha mais vezes a mão na massa... sem ser folhada, que a presidente é militante de comida saudável, até por “contingências de saúde”. Com o tempo contado no relógio dos compromissos autárquicos, “infelizmente” nem sempre prepara as refeições lá em casa, queixa-se.
Ainda assim, faz a gestão do seu “restaurante íntimo” com a mesma organização com que dirige as políticas camarárias e de administração municipal. E ainda encontra tempo para publicar as receitas favoritas no seu blogue “Salsa e Coentros”.
Pelo prazer de cozinhar como se fosse um estado de graça, o repasto é depois acompanhado de chá quente ou vinho tinto. “Ficava-me bem dizer que gosto muito do vinho do Ribatejo... e gosto bastante!”, mas o eleito é nortenho, da região do Douro.
Nos “Sabores do Mercado”, na Academia do Mercado de Abrantes, no sábado 14 de Janeiro, Maria do Céu Albuquerque apresentou dicas de comida saudável e partilhou receitas para o pequeno-almoço. Para a iniciativa, preparou smoothie de mação verde e bagas goji; carpaccio de diospiro-maçã; granola de maçã e canela; papas de aveia com abóbora e especiarias e panquecas de batata doce. A prova foi superada. Entre os presentes ouvia-se: “Está tudo muito bom”.

As dicas culinárias de Maria do Céu Albuquerque

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido