uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nova direcção quer colocar Ateneu Vilafranquense no caminho da recuperação

Nova direcção quer colocar Ateneu Vilafranquense no caminho da recuperação

Dirigentes tomaram posse na noite de 24 de Março em assembleia-geral. Novos corpos sociais da maior colectividade da cidade de Vila Franca de Xira apresentaram um plano de actividades aprovado por unanimidade que está voltado para um associativismo mais forte, democrático e solidário.

Depois de vários anos de vazio directivo e de vários meses a ser gerido por uma comissão de gestão, o Ateneu Artístico Vilafranquense (AAV), a maior colectividade da cidade de Vila Franca de Xira, tem finalmente novos corpos sociais, eleitos na noite de 24 de Março em assembleia-geral.
Quarenta e cinco sócios compareceram na sessão e os novos corpos sociais foram eleitos por 42 votos favoráveis e 3 votos brancos. A tomada de posse realizou-se na mesma noite, onde foi também apresentado o plano de actividades para este ano. O mandato tem a duração de três anos e Luís Capucha foi eleito o novo presidente da assembleia-geral e José Luís Ferreira o novo presidente da direcção.
“É nestas alturas particularmente duras que se vê a fibra dos homens que agarram os desafios. Os nomes que integram esta lista não foram pescados por arrastão, foram pescados à linha em diversas áreas de actividade e por isso dão todas as garantias de serem pessoas à altura dos desafios grandes que temos pela frente”, salientou Luís Capucha durante a tomada de posse. Acrescentou que “os ventos mudaram” no Ateneu e que agora a colectividade pode ter a certeza de saber “para onde vai”.
O Ateneu atravessa uma difícil situação financeira que precisa de ser revertida porque não consegue, através dos rendimentos que gera, satisfazer os compromissos financeiros assumidos. A nova direcção está ciente das fraquezas e das virtudes da colectividade e diz que os sócios do Ateneu também terão de estar à altura das suas responsabilidades nesta nova etapa da vida da associação, “envolvendo-se e participando na vida associativa e exigindo de quem o governa ética, rigor e transparência, em prol de um AAV mais competente e mais voltado para a comunidade”, lê-se no plano de actividades.
Os principais objectivos da nova direcção passam por reformular os modelos de organização interna e de gestão, regularizar e qualificar o património edificado - onde se destaca a negociação com o Novo Banco da utilização do edifício anexo ao edifício principal para garantir segurança contratual na sua utilização regularizar a licença de utilização do auditório e solucionar os problemas que afectam os sistemas de segurança e conforto do auditório principal.
São também outros objectivos garantir sustentabilidade financeira, dinamizar as actividades e o centro cultural do Ateneu, aumentar o número de associados para mil (equivalente a cinco por cento da população da freguesia) e dinamizar a vida associativa. Por último, é objectivo da direcção estabelecer parcerias com entidades dos sectores público e privado, visando entre outras a criação da marca Ateneu.

Os novos órgãos sociais
A lista que agora tomou posse é composta por: assembleia-geral: Luís Capucha (presidente), José Caseiro (vice-presidente), Dinis da Fonseca (secretário) e António Rodrigues (secretário). No conselho fiscal está Miguel Falcão (presidente), Belina Cunha (secretária) e António Matos Oliveira (relator). Por fim, na direcção, além do presidente José Luís Ferreira, fazem parte Carlos Paizinho (vice-presidente) e como vogais Cristina Mateus, Filipe Valente, Carlos Miranda, Isis Capucha e João Fernandes.

Lágrimas de Mário Calado na despedida

Mário Calado, que nos últimos anos foi o presidente da assembleia-geral do Ateneu e aguentou a colectividade em alguns dos vazios directivos por que esta passou, despediu-se com emoção do cargo tendo sido aplaudido de pé pelos sócios na hora da passagem de testemunho a Luís Capucha.
“Foi um orgulho imenso poder servir esta casa”, confessou Mário Calado, agradecendo às pessoas da nova lista “a coragem, competência, seriedade e entrega” para se dedicarem ao Ateneu. O dirigente agradeceu também a O MIRANTE pela reportagem realizada em Setembro de 2016 com a então comissão de gestão, que disse ter sido “determinante” para que vários sócios se tivessem mobilizado para acudir às necessidades da instituição. “Por esse motivo o nosso reconhecido agradecimento”, afirmou.

Nova direcção quer colocar Ateneu Vilafranquense no caminho da recuperação

Mais Notícias

    A carregar...