uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dívidas acabam com Museu da Vida de Cristo

Dívidas acabam com Museu da Vida de Cristo

Assembleia de credores decide encerrar espaço em Fátima e vender o património

A assembleia de credores da Vida de Cristo, Parques Temáticos, dona do Museu da Vida de Cristo, em Fátima, determinou no dia 28 de Março, na Secção de Comércio da Comarca de Santarém, o encerramento da actividade e a venda dos activos da empresa.
A decisão, que apenas contou com o voto contra do representante dos trabalhadores, foi tomada por três dos credores, ficando a comissão de credores, que tem agora um prazo de 180 dias para proceder à liquidação do activo, a ser presidida pela Caixa Geral de Depósitos, principal credora (3,6 milhões de euros dos 6,1 milhões em dívida).
Jerónimo Silva, mandatário da Vida de Cristo, disse que esperava que, “pelo menos”, fosse viabilizada a apresentação do plano de insolvência, possibilidade que apenas foi votada favoravelmente pelo representante dos trabalhadores.
Entre as razões invocadas para a situação em que se encontra o museu, é referida a redução do número de visitantes, de 80.000 em 2010 para 38.000 em 2015 e 2016, mostrando “a verdadeira dimensão da crise” que afectou o país e Fátima.
A empresa já havia tentado implementar um Processo Especial de Revitalização (PER), mas, na votação realizada em Novembro de 2016, também não obteve a aprovação da totalidade dos credores, nomeadamente da CGD.
Os activos incluem os dois pisos do museu e ainda 14 lojas no Porticus Galerias, quatro arrecadações na cave e dois pisos de estacionamento em cave (100 lugares), tendo a administradora de insolvência alertado para o facto de duas fracções não terem sido licenciadas, estando por isso “clandestinas”, o que pode ser extensível a todo o prédio, “contaminando as verbas dos bens imóveis inventariados”.
A funcionar desde 2010, e actualmente com oito trabalhadores, o Museu da Vida de Cristo ocupa uma área de 4.000 metros quadrados e tem um acervo de 210 figuras de cera. O museu apresenta 33 cenas, realizadas por empresas portuguesas a partir de estudos sancionados pelo Santuário de Fátima, que acompanhou o processo e elogiou o projecto cenográfico de Moniz Ribeiro e João Quintão, acrescenta.
Referindo a tendência de crescimento do turismo religioso desde 2015, a Vida de Cristo afirma que o museu foi considerado o terceiro melhor museu de cera do mundo por Tony Julius, director da empresa londrina que fabricou as figuras de cera e ex-colaborador do Museu Madame Tussaud.

Dívidas acabam com Museu da Vida de Cristo

Mais Notícias

    A carregar...