uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Moradores do Carregado surpreendidos por sinalização insólita
INSÓLITO. Numa rua do Carregado os traços contínuos foram pintados aos ziguezagues

Moradores do Carregado surpreendidos por sinalização insólita

Câmara de Alenquer diz que se trata de uma experiência e admite voltar atrás. Há anos que o trânsito na Rua António Correia Baharém, no centro do Carregado, é uma dor de cabeça para os moradores. Depois de várias queixas, o município decidiu avançar com a marcação de estacionamento e de traços contínuos a roçar o insólito.

Vários moradores da Rua António Correia Baharém, no centro do Carregado, concelho de Alenquer, estão revoltados com as recentes marcações feitas no piso pela câmara municipal e exigem que sejam retiradas e estudadas novas soluções para o local.
Há muitos anos que o trânsito caótico naquela artéria tem merecido queixas e por isso o município lembrou-se de implementar uma solução criativa que não agradou a todos e há mesmo quem diga que só piorou as coisas. Em causa estão traços contínuos em ziguezague ao longo da rua, bem como marcações de lugares de estacionamento que, quando usados, não deixam espaço suficiente na faixa de rodagem, pelo que os automóveis que circulam são forçados a pisar e transpor o traço contínuo, o que configura uma contraordenação grave e que pode retirar quatro pontos na carta. Além disso os problemas de trânsito caótico na rua continuam, com estacionamentos em segunda fila e em cima de passeios.
A União de Freguesias do Carregado e Cadafais confirma que vários moradores já se queixaram à junta por diversas vezes por causa dos problemas daquela rua e atira a responsabilidade para o município. O presidente da câmara, Pedro Folgado, explicou esta semana publicamente que as marcas foram colocadas naquela rua para responder às solicitações dos moradores, que se queixavam do estacionamento desordenado, trânsito intenso e excesso de velocidade. Mas admite que se trata ainda de uma experiência e por isso reconhece que é possível estudar outra solução.
O alerta público para a situação foi deixado na última semana por Jaime Pereira, instrutor de condução e monitor da Prevenção Rodoviária Portuguesa, que ficou indignado com a situação e identificou várias situações de desconformidade no local, desde os traços contínuos à sinalética horizontal e vertical.
Vários moradores, escutados no local por O MIRANTE, não escondem a sua indignação pela situação. “É de facto caricato e parece que quem pintou isto estava bêbado. Não faz sentido absolutamente nenhum. É uma solução desastrosa porque agora continuamos a ter carros parados em segunda fila com a agravante dos condutores arriscarem ser multados para os poderem ultrapassar porque têm de pisar o traço contínuo”, lamenta Rogério Figueiroa, morador na zona.
Para quem tem estabelecimentos comerciais no local a solução também não é boa. “Com o traço contínuo tornou-se impossível parar durante uns minutos para fazer cargas e descargas. Quem estudou esta solução de certeza que não veio aqui ver isto”, critica Clara Fonseca, comerciante do local.
Para a maioria dos moradores escutados pelo nosso jornal a solução passaria por tornar aquela rua uma faixa de sentido único, o que permitiria ter espaço e condições para uma circulação segura.

Moradores do Carregado surpreendidos por sinalização insólita

Mais Notícias

    A carregar...