uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Centro histórico de Santarém com muita animação durante o Verão
ESTREIA. Espectáculo “Nervos de Papel” abre a programação.

Centro histórico de Santarém com muita animação durante o Verão

Programa ‘Verão In. Str’ abre a 21 de Junho com um espectáculo no centro histórico e prolonga-se até 23 de Setembro.

O programa de animação ‘Verão In. Str... é um espanto!’ vai regressar a Santarém no dia 21 de Junho e vai estender-se até 23 de Setembro, prometendo múltiplas actividades culturais e não só, no centro histórico da cidade e, pela primeira vez, na Ribeira de Santarém. O projecto mantém os palcos habituais na Praça Sá da Bandeira, Largo do Padre Chiquito, Largo Visconde Serra do Pilar e os dois auditórios do Jardim Portas do Sol. Teatro, cinema, música, dança, artes plásticas e animação são as linhas mestras da programação que tem como objectivo também dar visibilidade aos novos artistas de Santarém. Mas não serão esquecidas outras áreas, como a gastronomia ou a actividade física.
O espectáculo de abertura, no dia 21 de Junho, pelas 21h30, chama-se ‘Nervos de Papel’ e vai ser produzido pelo Veto Teatro Oficina do Círculo Cultural Scalabitano, contando com a participação de alunos do Cursos de Artes do Espectáculo da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado. Trata-se de uma performance itinerante que começa na Praça Marquês Sá da Bandeira (Largo do Seminário), prossegue pela Rua Serpa Pinto, Praça Velha, Av. 5 de Outubro e termina no auditório do Jardim Portas do Sol. A festa prossegue nessa noite com um brinde solsticial a Santarém, ao Verão e à iniciativa Verão In.Str.
O objectivo é aumentar o impacto da abertura do “Verão In. Str” e “encher o centro histórico”, refere Sara Gabriel, encenadora deste projecto. Depois do centro histórico scalabitano, este espectáculo irá repetir-se também na Ribeira de Santarém, pelas 21h45 do dia 28 de Junho, fazendo um percurso menor.
Na apresentação da edição deste ano do ‘Verão In. Str... é um espanto!’, a vice-presidente da câmara e responsável pela pasta da Cultura, Susana Pita Soares, sublinhou os objectivos do projecto iniciado neste mandato autárquico: afirmação de Santarém como espaço de cultura e dinamização do centro histórico da cidade; envolvimento da população, dos agentes culturais, sociais, económicos e visitantes; aposta no reforço e valorização dos recursos culturais da cidade.
Mais uma vez, o programa conta com a participação activa dos agentes culturais do concelho e de uma grande quantidade de parceiros entre empresas, organismos da administração pública, escolas, associações diversas e particulares, a quem a autarca deixou elogios e agradecimentos.

Lojas com exposições e fotografias nas varandas
As lojas/galerias vão continuar no projecto, acolhendo exposições de artes plásticas. João Cutileiro vai apresentar uma exposição de fotografia no Palácio Landal, desde final de Julho até final de Agosto. Fotografias de grandes dimensões de fotógrafos amadores de Santarém vão estar em exibiçãonas varandas das Ruas Capelo e Ivens, Guilherme de Azevedo e Serpa Pinto, tendo como tema o Ribatejo.
Continuam também as aulas abertas de movimento, às segundas, quartas e sextas-feiras, no Largo do Padre Chiquito, em colaboração com seis ginásios da cidade. A AMA – Associação Movimento Aberto e a Federação Portuguesa de Yoga oferecem, aos sábados de manhã, no Jardim Portas do Sol, aulas de Yoga para toda a família.
O Festival de Street Food regressa no último fim de semana de Julho, nos dias 28, 29 e 30, no Jardim Portas do Sol. Este ano o tema é “Comidas do Mundo”. De 4 a 13 de Agosto, decorre a Campanha Gastronómica “Tomate Azeite & Alho”, num formato mais concentrado, e que vai estar patente nos restaurantes da cidade.

Centro histórico de Santarém com muita animação durante o Verão

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido