uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Nersant premiou melhores ideias empresariais do Ribatejo

Nersant premiou melhores ideias empresariais do Ribatejo

EmpreEscola forma para o empreendedorismo no ensino secundário

Há largos anos a apoiar o empreendedorismo nas escolas, a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém, voltou a dinamizar o projecto EmpreEscola junto do ensino secundário da região no ano lectivo 2016/2017. Do trabalho realizado pelos alunos, muitas ideias de negócio foram desenvolvidas pelos alunos com o apoio técnico da Nersant. No final do ano lectivo, a Nersant fez questão de destacar as melhores ideias empresariais do Médio Tejo e da Lezíria do Tejo, em cerimónias que decorreram em Torres Novas e Santarém, respectivamente, no dia 5 de Junho.
Das escolas do Médio Tejo a concurso, destacou-se uma equipa da Escola Profissional de Ourém, que percebeu a ausência de tecnologia para apoiar os invisuais. Arregaçou mangas e criou o projecto empresarial Bengatrónica, uma bengala ergonómica que tem como objectivo melhorar a qualidade de vida dos invisuais. A mesma detém um sensor de luz que avisa com um sinal sonoro quando as luzes estão acesas, bem como detém três sensores ultrassónicos que alertam para a proximidade dos obstáculos na área lateral do invisual e ainda a nível da cintura. No mesmo projecto estão ainda integrados uns óculos com o mesmo tipo de sensores que ao detectar um obstáculo a nível da cabeça a menos de 65 cm, ativa um motor vibratório de forma a avisar o invisual.
Esta foi a ideia mais votada pelo júri para Melhor Ideia Empresarial do Médio Tejo, que destacou ainda mais duas ideias. O projecto da Escola Profissional de Torres Novas “QR4YOU”, uma aplicação para a partilha de informações entre hospitais, sagrou-se a Ideia Mais Inovadora. O projecto “Macinovation”, do Agrupamento Verde Horizonte de Mação, criou a SLEEPillow, almofada que recorre a diversos produtos biológicos para tornar mais eficiente o sono da população, o que lhe valeu a atribuição do Melhor Trabalho de Equipa da região do Médio Tejo.

Secundária Sá da Bandeira vence na Lezíria
Quanto à Lezíria do Tejo, a Melhor Ideia Empresarial foi atribuída à equipa “Pet + (plus)”, da Escola Secundária Sá da Bandeira, que desenvolveu uma aplicação que, em conjunto com uma plataforma online, poderá localizar animais (com chip) através de geo-referenciação (gps). O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa ao projecto “Control Sit”, da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo.
A Ideia Mais Inovadora da Lezíria foi atribuída à mesma escola, mas desta vez à equipa “Engoma Pro-Teck”, que desenvolveu um sensor para as tábuas de engomar, que previne que os utilizadores deixem o ferro ligado sempre que se afastam. Para a Escola Sá da Bandeira, projecto “B-Plastik”, foi uma menção honrosa.
“Ideia School Chairs”, da Escola Secundária de Coruche, foi o Melhor Trabalho de Equipa, pelo trabalho desenvolvido na criação de uma cadeira ajustável para cada tipo de postura e estrutura/altura. Também neste parâmetro o júri decidiu atribuir uma menção honrosa, desta feita ao projecto “Scalevents” da Escola Secundária Sá da Bandeira.
Às melhores ideias empresariais a Nersant atribuiu um vale de 750 euros em compras de material informático, às ideias mais inovadoras, a associação facultou um vale de 500 euros e aos melhores trabalhos de equipa, o valor do vale foi de 250 euros. Para além disso, os projectos empresariais receberão ainda apoio técnico da Nersant e pré-incubação da empresa, caso a venham a criar.

Nersant premiou melhores ideias empresariais do Ribatejo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido