uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Em que pé está a Operação de Reabilitação Urbana de Tomar? 

As Áreas de Reabilitação Urbana, vulgarmente designadas como ARU’s, são áreas devidamente limitadas do território sobre as quais se impõe intervir de modo integrado através duma designada Operação de Reabilitação Urbana (ORU). As razões que estão na base deste tipo de intervenções podem ser de vária ordem, desde a degradação dos imóveis, a degradação do espaço público, dos equipamentos colectivos, das infra-estruturas, questões de segurança, entre outras.
Por proposta da Câmara Municipal de Tomar, a Assembleia Municipal de Tomar, em sessão de 19 de Setembro de 2014, aprovou a delimitação da ARU de Tomar - Área de Reabilitação Urbana de Tomar, tendo esta deliberação sido publicada em Diário da República a 24 de Outubro de 2014. Esta ARU tem um âmbito temporal de 3 anos, ou seja, caduca a 18 de Setembro de 2017!
Nos termos da lei e de maneira simples e clara, a cada ARU corresponde obrigatoriamente uma Operação de Reabilitação Urbana, ORU! Sendo assim, é legítimo perguntar em que pé está a elaboração da ORU? O que foi feito até agora?
A presidente da câmara tem vindo a desenvolver uma grande habilidade nas respostas que dá e por isso quero aqui assinalar a elevada expectativa sobre a resposta que nos dará sobre as razões de não se vislumbrar “fumo branco” sobre a Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Tomar, volvidos que estão 1000 dias desde a aprovação da ARU. Esperamos por algo diferente do silêncio a que por vezes temos sido habituados.

Rui Samuel Gomes

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido