uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu Amândio Freitas ex-presidente da Federação de Agricultores
Amândio Freitas

Morreu Amândio Freitas ex-presidente da Federação de Agricultores

Foi também presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo no concelho de Almeirim

Morreu o antigo presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, Almeirim, e ex-presidente da Federação dos Agricultores do Distrito de Santarém, Amândio Freitas. O militante do PCP faleceu no domingo de complicações respiratórias e o funeral realizou-se segunda-feira, às 18h00, na igreja de Benfica do Ribatejo. Amândio Freitas tinha 66 anos e actualmente estava afastado da política activa.
Amândio Braulino de Freitas foi um dos fundadores, em 1978, da Federação de Agricultores do Distrito de Santarém e foi seu presidente durante décadas. Nasceu na rua Marquês de Tancos em Benfica do Ribatejo, filho de uma família de agricultores. Fez a escola primária e começou a trabalhar com o pai, João Freitas, na agricultura aos 13 anos. Quando era adolescente jogava futebol e acreditava que iria suceder ao mítico guarda-redes Costa Pereira, na baliza do Benfica. Chegou a ter uma oportunidade de ir mostrar os seus dotes ao clube mas o pai cortou-lhe as asas.
Aos 19 anos, para se libertar da terra onde nasceu, alistou-se como voluntário nos pára-quedistas. Na guerra colonial esteve colocado em Angola. Em 1972 nesta ex-colónia portuguesa brilhou como guarda-redes de uma selecção das forças armadas. Numa entrevista a O MIRANTE em 2011, Amândio de Freitas dizia com orgulho que em casa “são todos adeptos do Benfica e militantes do Partido Comunista Português” e garantia que nunca falhou uma festa do “Avante”.
Foi presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, durante três mandatos, dois dos quais seguidos, eleito pela CDU numa terra tradicionalmente socialista. Em 2009 recandidatou-se mas foi derrotado pelo socialista Alfredo Trindade. Em 2013 voltou a candidatar-se e voltou a perder para o PS.

Morreu Amândio Freitas ex-presidente da Federação de Agricultores

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido