uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escola Profissional de Salvaterra vence Concurso Nacional de Protótipos

Escola Profissional de Salvaterra vence Concurso Nacional de Protótipos

Uma forma de mostrar ao mercado empresarial as competências adquiridas pelos jovens

A Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) venceu a edição deste ano do APTIPRO – Concurso de Protótipos Tecnológicos, cuja fase final decorreu no Instituto Profissional da Bairrada, no dia 11 de Julho.
Foram apresentados a concurso mais de trinta projectos de escolas públicas e privadas de todo o país. A EPSM ganhou o 1º prémio no concurso de protótipos e ainda o prémio de “Escola Preferida”.
O projecto “Green Food Balance”, desenvolvido pelos alunos Afonso Roque e José Sousa, finalistas do curso de Eletrónica, Automação e Comando da EPSM, consistiu na concepção de um equipamento com o objectivo de viabilizar a transformação de diversos produtos hortofrutícolas em ração para herbívoros e omnívoros.
Para além deste reaproveitamento, o excedente da matéria-prima para ração poderá ser utilizado como fertilizante orgânico. A mais valia deste projecto tinha sido já validada junto do tecido empresarial, através de uma parceria estabelecida entre a escola e as empresas do grupo ETSA - Empresa de Transformação de Subprodutos Animais.
O projeto Green Food Balance, com fortes preocupações ambientais, foi bastante elogiado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão, e pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que marcaram presença na fase final deste concurso.
De salientar que dois dos seis projectos seleccionados para a fase final do APTIPRO, foram desenvolvidos por alunos da EPSM. Para além do já mencionado Green Food Balance, também o projecto “Clean Cutlery”, da autoria de Jorge Rosa e Jorge Saraiva, chegou à etapa final. O “Clean Cutlery” já tinha sido distinguido com uma Menção Honrosa no âmbito da Mostra Nacional de Ciência promovida pela Fundação Ilídio, classificação que lhe mereceu na altura fortes elogios do Secretário de Estado do Ambiente.
O “Clean Cutlery” consiste na concepção de um equipamento que separa e esteriliza talheres. Este projecto contém equipamentos próprios para a esterilização dos talheres que passam de imediato para o processo de selagem, com o intuito de não haver contacto com os mesmos. O projecto revele preocupações com a higiene e com a prevenção da saúde pública em locais que, devido à sua actividade, são propensos à propagação de várias doenças contagiosas em geral ou com incidência sazonal, como gripes e constipações.
“Os resultados alcançados pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos são o reflexo do esforço e do trabalho de uma equipa de alunos e professores empenhada e comprometida com o projecto, cuja energia e dedicação alcançam, nestes momentos, o reconhecimento das mais variadas entidades”, referiu o director-geral da EPSM.
Duarte Bernardo lembrou ainda que “este tem sido um ano muito positivo para a Escola Profissional de Salvaterra de Magos, o que é revelador do trabalho diário desenvolvido junto dos alunos”, refere.
Também Sílvia Fernandes, directora pedagógica da escola, considera que os prémios ganhos mostram que a escola está no “caminho certo”. Afirmou também que “estão a ser ultimadas várias candidaturas a projetos e concursos, dos diferentes cursos da escola, para apresentar no próximo ano lectivo”.
O APTIPRO – Concurso de protótipos tecnológicos - é uma forma de divulgação dos projectos elaborados pelos alunos dos cursos profissionais nas áreas da Electrotecnia, Educação Tecnológica e Informática no âmbito das suas Provas de Aptidão Profissional.
Os principais objectivos da iniciativa são potenciar as aprendizagens adquiridas pelos alunos e proporcionar novas oportunidades de aprendizagem, através da apresentação e defesa dos trabalhos desenvolvidos, num intercâmbio de experiências educativas e de saberes profissionais, e que envolve alunos, professores e empresários destas áreas técnicas.
Serve também para mostrar ao mercado empresarial as competências adquiridas pelos jovens que frequentam o ensino profissional, facilitando-lhes o acesso a oportunidades de emprego e contribuindo para a promoção da cooperação entre as escolas e empresas.
Por outro lado, pretende-se que a competição estimule nos alunos a motivação, a iniciativa, a criatividade, a qualidade da aprendizagem, a capacidade de concretizar projectos e o brio pessoal e profissional.

Escola Profissional de Salvaterra vence Concurso Nacional de Protótipos

Mais Notícias

    A carregar...