uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Juiz de Mação já tem uma biografia nas livrarias

Juiz de Mação já tem uma biografia nas livrarias

Carlos Alexandre, o juiz de Mação que mandou prender José Sócrates e Ricardo Salgado, tem uma biografia nas livrarias com a assinatura de Inês David Bastos e Raquel Lito, duas jornalistas com experiência de trabalho em várias redacções de jornais e revistas.
O livro descreve as maneiras de pensar, agir e decidir de Carlos Alexandre, um homem que as autoras dizem que é imperativo conhecer. Das sessões de acupunctura aos convívios em Mação, da forretice à bricolage, das ameaças que sofreu à contemplação das estrelas, o livro dá a conhecer o “Juiz sem medo” na sua intimidade.
As jornalistas escreveram a biografia com base em depoimentos de amigos próximos, consulta de processos e entrevistas assim como com a colaboração do próprio biografado.
Para além de José Sócrates e Ricardo Salgado, o juiz Carlos Alexandre já constituiu arguidos altos membros da elite política e económica do país como o ex-ministro Armando Vara, o antigo banqueiro Oliveira e Costa, os antigos administradores da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, entre outros.
A Operação Marquês, Furacão, Labirinto, Monte Branco, os casos Portucale, BPN, Submarinos e Freeport, são alguns dos mega processos que já passaram pelas mãos de Carlos Alexandre.
Nas cerca de 370 páginas do livro é possível conhecer um pouco da infância do Juiz na sua terra natal, os tempos de faculdade, o início da sua vida profissional, os problemas de saúde e o internamento de urgência que teve no rescaldo do inquérito e ordem de detenção a José Sócrates. Destaque ainda para as páginas do livro em que as jornalistas falam das guerras que Carlos Alexandre tem com alguns profissionais da classe e as suspeitas de que ele próprio está sob escuta dos serviços secretos.

Livro apresentado em Mação
O livro teve apresentação pública em Lisboa com a presença de António Reis um dos fundadores do Partido Socialista que é amigo de longa data de Carlos Alexandre e também ele neto de um cidadão do concelho de Mação. Em recentes declarações ao jornal I, a proposto do lançamento e da apresentação que esteve a seu cargo, António Reis desabafou; “o pais está um nojo” e “mergulhado num lamaçal”.
Entretanto, durante a Feira Mostra de Mação, no dia 2 de Julho, realizou-se a segunda sessão de lançamento do livro desta vez só com a presença das autoras perante uma sala cheia onde se encontravam algumas das figuras locais que ajudaram as jornalistas a escreveram a biografia. O Juiz Carlos Alexandre estava por perto, na sua casa de Mação, mas não compareceu no lançamento.

Juiz de Mação já tem uma biografia nas livrarias

Mais Notícias

    A carregar...