Font Salem vai investir 40 milhões para duplicar produção da fábrica de Santarém
Cervejeira espanhola anunciou projecto no dia em que o ministro da Economia visitou a unidade industrial.
A cervejeira espanhola Font Salem vai investir nos próximos três anos mais de 40 milhões de euros na fábrica de Santarém, para duplicar a produção até aos quatro milhões de hectolitros (cerveja e refrigerantes), anunciou na sexta-feira, 9 de Fevereiro, o director-geral da unidade.
Antoni Folguera, administrador e director-geral da Font Salem, disse que, com o plano anunciado nessa data, a empresa chegará, em 2020, aos 100 milhões de euros de investimento na fábrica que adquiriu em 2010 à Iberpartners, de Jorge Armindo, quando a unidade inaugurada em 2002 pelo empresário José Sousa Cintra se encontrava em processo de insolvência.
Com o investimento a realizar até 2020, a Font Salem conta contratar pelo menos mais 40 trabalhadores, que se juntarão aos cerca de 200 actuais (uma média anual, uma vez que o número de postos de trabalho varia, sendo mais expressivo no Verão), disse o administrador.
O anúncio do novo investimento aconteceu no dia em que a fábrica recebeu a visita do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, a quem a Font Salem quis “agradecer” o apoio prestado pelo Governo, através da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), permitindo que, com fundos comunitários e ajudas nacionais, nomeadamente de âmbito fiscal, haja uma comparticipação próxima dos 15%.
Antoni Folguera disse que o Plano Estratégico Rumo a 2020 permitirá aumentar em 50% a capacidade de produção de cerveja, que chegará perto dos dois milhões de hectolitros (200 milhões de litros) e a instalação de mais uma linha de enchimento de vidro, para responder à procura por parte de clientes internacionais, que se juntará às seis já existentes (uma para barris, uma para vidro, duas para latas e duas para ‘pet’).
Os outros dois milhões de hectolitros de produção serão de refrigerantes, sublinhando o responsável da empresa a “inovação” da fábrica de Santarém, a única da Península Ibérica com linhas de enchimento “ambivalentes”, que dão para cerveja e para refrigerantes. “São duas linhas de negócios tão importantes uma como a outra”, afirmou.
A importância da localização de Santarém
Sublinhando a localização da unidade de Santarém, uma plataforma “excepcional para os mercados internacionais”, Antoni Folguera afirmou que as apostas se mantêm no fabrico para marcas da distribuição e ‘co-packing’ (embalamento para outras marcas), como acontece com produtos da Unicer desde o encerramento das unidades que esta tinha na cidade.
“Também trabalhamos para marcas lideres que acreditaram em nós para fabricar alguns dos formatos, alguns dos produtos que eles têm e também para os clientes internacionais”, disse, adiantando que mais de 65% da produção se destina a mercados internacionais, sobretudo Espanha, complementando as unidades que se situam em Valência.
“Logisticamente é mais conveniente fornecer alguns clientes espanhóis desde aqui – um exemplo, Sevilha, fica mais perto de Santarém do que de Valência”, tornando a empresa “ainda mais competitiva para essa parte oeste da Península Ibérica”.
Por outro lado, será aumentada a capacidade de armazenamento, numa unidade em que o espaço não é problema, já que a fábrica está instalada num terreno com perto de 30 hectares, acrescentou, sublinhando que o investimento mais relevante será feito ao nível dos equipamentos.