Barulho de obras incomoda leitores da biblioteca de Vila Franca de Xira
Vários leitores e frequentadores da Fábrica das Palavras não gostaram de ver o espaço transformado num estaleiro de obras durante a construção de espaços para exposições. O município lamenta os incómodos e promete minimizar as acções que provoquem ruído.
A Fábrica das Palavras, biblioteca municipal de Vila Franca de Xira, tem estado nas últimas semanas transformada numa serração e num estaleiro de obras, facto que tem incomodado os leitores e frequentadores do espaço.
Em causa estão os trabalhos de montagem e preparação do espaço para acolher várias exposições no futuro, sendo a primeira delas a CartoonXira, que este ano se vai realizar a partir de 3 de Março na biblioteca porque o Celeiro da Patriarcal está em obras.
Os trabalhos têm decorrido durante as horas normais de funcionamento da biblioteca, o que tem desagradado a vários utilizadores. “Quero manifestar a minha mais profunda indignação pela forma como a câmara desrespeita os munícipes ao instalar um estaleiro de carpintaria no interior do edifício, numa zona aberta para todas as salas de leitura. Onde é que já se viu semelhante coisa, tão inefavelmente terceiro mundista?”, questiona Alzira Matos, professora e frequentadora da biblioteca.
Além do barulho das serras eléctricas, martelos e berbequins, vários frequentadores do espaço queixam-se também do pó e da irritação que este causa no aparelho respiratório. “Além do barulho ensurdecedor o edifício não tem janelas e somos obrigados a respirar um pó espesso e a levar com um cheiro a tinta e resina que faz imensas dores de cabeça”, queixa-se Odete Oliveira, outra utilizadora do espaço.
Contactada por O MIRANTE, a Câmara de Vila Franca de Xira explica que os trabalhos em curso – que custaram 5.800 euros - incidem na construção de espaços expositivos complementares à galeria que já existe no piso 1. “Lamentamos os incómodos causados aos utilizadores da biblioteca e a câmara está a fazer todos os esforços para minimizar as acções que provoquem ruído, as quais deverão estar concluídas até 19 de Fevereiro”, explica o município.