uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
TAC em Tomar é um dos novos investimentos do Centro Hospitalar do Médio Tejo
TAC do hospital de Tomar foi apresentado aos autarcas e entra em funcionamento até final de Maio - foto DR

TAC em Tomar é um dos novos investimentos do Centro Hospitalar do Médio Tejo

Aparelho de exames orçado em cerca de 250 mil euros foi apresentado aos autarcas e integra um conjunto de equipamentos a concretizar nas várias unidades.

Os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), vão ser reforçados com um conjunto de investimentos, tendo sido já apresentado um aparelho de exames TAC orçado em cerca de 250 mil euros.
“O aparelho para a realização de Tomografia Axial Computorizada (TAC) já está instalado na unidade hospitalar de Tomar, tendo sido apresentado aos autarcas, representando um reforço importante da capacidade de diagnóstico no CHMT”, disse o presidente do Conselho de Administração (CA) do CHMT, Carlos Andrade Costa, para quem a decisão “já deveria ter sido tomada há muitos anos atrás”.
Segundo o administrador daquele centro hospitalar, “é fundamental que o CHMT tenha meios próprios para a realização de exames de Tomografia Axial Computorizada”, em serviço que, até hoje, era apenas prestado por um aparelho TAC concessionado e instalado no hospital de Abrantes, tendo acrescentado que o aparelho para a TAC entrará em funcionamento “até ao final de Maio”, depois das “parametrizações do equipamento e a formação aos profissionais” que vão operar diretamente este novo equipamento.
Este aparelho “de topo”, a par de um conjunto de adaptações em salas contíguas com a criação de uma sala de recobro, implicou um investimento na ordem dos 250 mil euros e “vem na sequência de outros já feitos pelo CHMT, nomeadamente no bloco operatório de Tomar, onde foram entregues “equipamentos num valor superior a cem mil euros nos últimos dois anos, nomeadamente em ventiladores e estações de anestesia”, observou o gestor, que referiu existirem mais investimentos em curso no CHMT.

Torres Novas e Abrantes também vão receber novos equipamentos
“Dentro de três semanas vamos instalar no Serviço de Imagiologia de Torres Novas um novo mamógrafo, um investimento na ordem dos 180 mil euros, para além de estarmos a incrementar um novo ‘software’ com upgrade do sistema de digitalização”, ainda para o Serviço de Imagiologia, “que vai facilitar o acesso dos médicos hospitalares e médicos de família à visualização de exames de diagnóstico”, afirmou.
Ainda em Torres Novas, continuou Carlos Andrade, “até ao final de 2018 vai ser criada uma ‘sala limpa’, onde funcionará a câmara de fluxo laminar, equipamento que permite a preparação da medicação a ser distribuída aos doentes com cancro”, um investimento estimado em cerca de 120 mil euros.
Na unidade de Abrantes “vão ser renovados, até ao Verão, equipamentos na Unidade de Cuidados Intensivos ao nível de monitores e ventiladores”, um investimento na ordem dos 130 mil euros, para além de um investimento na ordem dos 700 mil euros, até 2019, na aquisição de um aparelho TAC e um outro de ressonância magnética.

TAC em Tomar é um dos novos investimentos do Centro Hospitalar do Médio Tejo

Mais Notícias

    A carregar...