uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
A relação da Central de Cervejas com Vialonga já dura há 50 anos
Nuno Pinto de Magalhães, François-Xavier Mahot, Alberto Mesquita e José Martins

A relação da Central de Cervejas com Vialonga já dura há 50 anos

Data foi assinalada com inauguração de exposição. A 22 de Junho de 1968 entrou em funcionamento a cervejeira que foi considerada uma das mais avançadas do mundo e tinha capacidade para produzir 110 milhões de litros de cerveja.

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) comemorou na sexta-feira, 22 de Junho, os 50 anos da Cervejeira de Vialonga, responsável pela produção da cerveja Sagres, com a inauguração de uma exposição alusiva à data. Meio século depois, Nuno Pinto Magalhães, director de comunicação e relações institucionais da Central de Cervejas, continua a destacar a importância da localização da empresa em Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira, que emprega hoje, só no sector da produção, mais de 600 pessoas.
“Vialonga é para nós uma cervejeira modelar, completamente apetrechada e modernizada. Os construtores e obreiros desta iniciativa eram gente de grande visão. Triplicámos de produção desde o volume inicial mas o lay-out mantém-se igual. Vialonga é uma referência, está bem localizada, tem a proximidade com a água do Alviela e estamos a 30 quilómetros de Lisboa. É uma fábrica que tem todas as condições para ser um sucesso”, explica a O MIRANTE.
Quando foi construída foi considerada à época uma das mais avançadas do mundo sendo ainda hoje considerada um ícone da arquitectura industrial da década de 1960, em boa parte graças ao projecto do arquitecto Eduardo Iglésias e à fachada e pavimentos a preto e branco no interior da autoria de Eduardo Nery, artista plástico português. A fábrica tem também um complexo social com refeitório, sala de convívio e posto médico com as valências da medicina do trabalho, clínica, fisioterapia e estomatologia.
A exposição agora inaugurada apresenta imagens, factos e notícias da época, bem como testemunhos de colaboradores da cervejeira de Vialonga. Estará patente até final de Outubro. Na inauguração marcaram presença François-Xavier Mahot, managing director da empresa, Nuno Pinto Magalhães, director de comunicação e relações institucionais da central de cervejas, José Martins, em representação dos sócios fundadores, e Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, entre outras entidades. A animação musical esteve a cargo da Orquesta de Vialonga.

A relação da Central de Cervejas com Vialonga já dura há 50 anos

Mais Notícias

    A carregar...