
Bolsas de Solidariedade no Hospital VFX batem número recorde
Aumentou o número de candidaturas e de projectos apoiados pela Fundação Amélia de Mello
A Fundação Amélia de Mello, com a colaboração do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado (CDS) do Hospital Vila Franca de Xira, entregou na manhã de 20 de Junho, 150 mil euros de apoios a associações dos cinco concelhos servidos pelo hospital, no âmbito das bolsas de solidariedade.
A verba servirá para financiar 13 projectos nas áreas da toxicodependência e da demência. A esta quinta edição das bolsas candidatou-se um número recorde de associações e aumentou também o número de associações apoiadas, como explica Maria da Luz Rosinha, líder do Conselho para o Desenvolvimento Sustentado do hospital.
“A área preferencial de apoio era a demência. Com o aumento da esperança média de vida há uma grande degeneração mental que afecta muita gente e por isso tendo em consideração que no quadro da saúde não há protocolos específicos para esta área e os apoios são reduzidos, entendemos que devíamos ter apoiado. Vamos mais uma vez conseguir ajudar um número elevado de pessoas”, explica Maria da Luz Rosinha a O MIRANTE.
Acrescenta que a próxima edição das bolsas de solidariedade, prevista para 2019, já está em estudo e incidirá sobre a área da formação, dos cuidadores e dos técnicos que lidam com pessoas com deficiência mental. “Queremos constituir-nos como ajuda para todas estas entidades que intervêm directamente no terreno. São respostas muito exigentes e que só agora começam a ser equacionadas”, refere.
Jorge Quintas, da Fundação Amélia de Mello, agradeceu aos mecenas que permitem a entrega das bolsas e destacou o papel de cidadania da Fundação, que permite que o “trabalho extraordinário” feito pelas associações que venceram as bolsas “possa continuar a ser melhorado”. Além de Salvador de Mello, presidente do conselho de administração da José de Mello Saúde, que gere a unidade de Vila Franca de Xira, a sessão contou também, entre outros, com a presença de Vasco Luís de Mello e de Pedro Bastos, administrador executivo do hospital, Eduardo Proença de Carvalho, membro do CDS do hospital, e Alberto Mesquita, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira.
Esta foi a quinta edição das bolsas de solidariedade, que se realizam desde o primeiro ano em que o novo hospital de Vila Franca de Xira abriu ao público. Desde então já foram dados 470 mil euros a associações dos concelhos de Vila Franca de Xira, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente.
As entidades contempladas
Nesta edição foram apoiadas a Associação Famílias em Movimento, Associação do Hospital Civil e Misericórdia de Alhandra, Associação para a Integração de Pessoas com Necessidades Especiais (AIPNE), Associação de Promoção Social de Castanheira do Ribatejo (APS), Associação de Reformados e Idosos da Póvoa de Santa Iria (ARIPSI), Centro de Recuperação Infantil de Benavente (CRIB), Centro Social Para o Desenvolvimento São Tiago dos Velhos, Centro Social e Paroquial de Aveiras de Cima, Centro Social e Paroquial de Azambuja, CERCI Póvoa, CERCI Tejo, Fundação CEBI e Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira.
