uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dezenas de gatos em habitação no centro de Samora Correia
Dezenas de gatos em habitação no centro de Samora Correia

Dezenas de gatos em habitação no centro de Samora Correia

Animais são mantidos sem condições de higiene e alimentação, num quintal das traseiras de uma habitação em Samora Correia. Câmara de Benavente já fiscalizou o local e prepara-se para tomar medidas.

Vizinhos e comerciantes locais estão indignados com as más condições em que cerca de 20 gatos são mantidos no quintal das traseiras de uma habitação na Avenida O Século, principal artéria de Samora Correia. O mau cheiro a fezes e urina que paira no ar, especialmente em dias de maior calor, e a entrada dos animais em habitações e estabelecimentos próximos são apontados como outros problemas.
O local já foi fiscalizado por um delegado de saúde, um veterinário e um fiscal municipal, tendo sido declarada a insalubridade do logradouro onde são mantidos os animais, confirmou a O MIRANTE a Câmara Municipal de Benavente. Segundo a autarquia também foram identificados cães no local. Assim que o despacho for emitido por Carlos Coutinho (CDU), presidente daquela autarquia, os proprietários da habitação terão um prazo para reverter a situação, seguindo medidas de cumprimento estabelecidas pelo município.
Segundo moradores da zona, os gatos vivem no meio dos seus dejectos e muitas vezes falta água e comida, havendo dias em que são alimentados com “pedaços de pão”. Um dos principais lesados diz sentir-se incomodado com os maus cheiros e o barulho que os animais fazem quando sobem para o telhado da sua habitação, local que já teve de limpar devido à acumulação de dejectos. Uma vizinha confessa que já chegou a atirar comida para o quintal, quando se apercebe que os animais não têm o que comer.
O número de animais e as condições em que vivem podem ser caso de saúde pública. A lei prevê que o número máximo de gatos por habitação em prédio urbano não pode exceder o número de quatro.

Dezenas de gatos em habitação no centro de Samora Correia

Mais Notícias

    A carregar...