Ourém quer intercâmbio com cidade americana
Presidente já esteve no Ohio para estabelecer entendimentos
O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD/CDS), esteve a semana passada no Ohio (Estados Unidos da América), onde assinou um Memorando de Entendimento com o objectivo de estabelecer um vínculo entre as cidades de Ourém e Russells Point.
Este é o primeiro acordo que o município de Ourém efectua com uma cidade norte-americana e a intenção, segundo explica a autarquia em nota de imprensa, é dinamizar actividades que beneficiem ambos os municípios e os seus habitantes e promover uma parceria ao nível do turismo. Em Russell Point existe um santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
O autarca aproveitou a viagem para assinar um acordo com a American Society of Éphesus – Fundação George W. Quatman, que vai permitir o apoio financeiro desta entidade à requalificação da Estrada da Ortiga, que liga a igreja paroquial e o Santuário de Ortiga, com a construção de um corredor pedonal e melhoria do piso.
A Fundação George W. Quatman mostrou disponibilidade à Câmara de Ourém para financiar um projecto em Fátima, tendo sido o executivo municipal a apresentar duas hipóteses. A fundação norte-americana escolheu a proposta de requalificação da Estrada da Ortiga.
A Ephesus Foundation é uma organização sem fins lucrativos dedicada à caridade e que foi fundada no Missouri, em 2007. “A Fundação apoia o restauro de locais arqueológicos cristãos em países estrangeiros”, pode ler-se na página electrónica da fundação norte-americana.