uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Indústria agro-alimentar ribatejana procura novos negócios
foto DR Agribusiness 2017 decorreu em Alcanena

Indústria agro-alimentar ribatejana procura novos negócios

Mais de vinte compradores internacionais vão participar no Agribusiness, que decorre em Santarém de 23 a 25 de Setembro. O mercado europeu é o foco desta edição.

De 23 a 25 de Setembro, Santarém vai receber mais um encontro internacional de negócios do sector agro-alimentar - Agribusiness 2019. São três dias destinados a levar mais longe os produtos da região e em que o objectivo se repete: trazer importadores ao Ribatejo para que conheçam o que melhor se produz. Para isso, pelo menos 20 compradores internacionais vão cumprir, no Santarém Hotel, uma agenda de reuniões de negócios para conhecerem a oferta agro-alimentar ribatejana.
O mercado europeu é o foco desta edição. Finlândia, Polónia, República Checa, Sérvia e Suécia são alguns dos 14 mercados já confirmados. Também Eslovénia, Estónia, França, Alemanha, Luxemburgo e Dinamarca estão entre os países que vão estar no evento. Os seus interesses passam por produtos tão variados como vegetais e frutas, azeites e vinagres, compotas e doces e ainda molhos, conservas, arroz e charcutaria: uma pequena amostra de tudo o que é colhido e produzido no Ribatejo, mas não só.
“São importadores a quem os produtos da região chegariam com muito mais dificuldades ou custos sem o Agribusiness”, avança Carlos Lopes de Sousa, presidente do AgroCluster, entidade organizadora do evento. “O que fazemos é conjugar os interesses de compradores e produtos da região, dando-lhes um espaço para que se encontrem, criem parcerias e realizem negócios além-fronteiras”, afirma.
Nas três edições já realizadas, o Agribusiness afirmou-se como uma alavanca para a exportação e para o reconhecimento dos produtos ribatejanos. Em 2014, 2016 e 2017, 186 empresas e 63 compradores internacionais passaram pelo evento e realizaram mais de 1.750 reuniões. Destinos próximos como Espanha, França ou Reino Unido, mais distantes como o Brasil ou o Canadá e mesmo mais inusitados como o Vietname, a Argélia ou a Índia estiveram já representados.
A organização deste encontro está a cargo do Cluster Agroindustrial do Ribatejo (AgroCluster), através do seu projecto Exportagro, e é financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Para participar no Agribusiness é necessária inscrição prévia, já disponível em www.agrocluster.com.

Indústria agro-alimentar ribatejana procura novos negócios

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido