uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
O vinho está na base de nova aposta turística em Vila Franca de Xira
Vila Franca de Xira vai apostar forte no enoturismo e na produção de vinho que realiza na Quinta da Subserra em Alhandra

O vinho está na base de nova aposta turística em Vila Franca de Xira

Quinta municipal vai produzir este ano 15 mil litros de vinho. Município está apostado em trazer uma nova vaga de turistas ao concelho e além do enoturismo, na Quinta da Subserra, outra aposta é no turismo japonês e na atracção para o Colete Encarnado, como aconteceu este ano.

Produção vinícola, caminhadas pela serra e contacto com o campo: estas são as bases de uma nova aposta turística que está a nascer em Vila Franca de Xira centrada na produção vinícola na Quinta Municipal da Subserra. O município – que é dos poucos do país a produzir o seu próprio vinho - quer promover todas as potencialidades daquela quinta que este ano deverá voltar a ter uma produção a rondar os 15 mil litros de vinho, entre brancos e tintos.
A novidade foi deixada na última semana durante a votação, por unanimidade em reunião de câmara, de uma proposta para contratar mais um técnico de turismo para o município. Além do enoturismo, a intenção do município é promover também caminhadas e percursos pedestres que possam dar a descobrir aos visitantes os fortes das Linhas de Torres e a visita à quinta, bem como a possibilidade de participar nas vindimas ou descobrir o processo de produção do vinho municipal Encostas de Xira.
“É um trabalho que queremos continuar a desenvolver porque temos um potencial enorme por explorar”, considera António Félix, vereador com o pelouro do turismo no concelho e um dos dinamizadores mais activos da produção vinícola naquela quinta municipal. Na quinta da Subserra já começou a vindima da casta Fernão Pires e a produção tem sido separada por castas, de forma a melhor aproveitar os períodos de maturação das diferentes variedades.
“Vamos a todas as feiras importantes de turismo no país e no mundo para nos darmos a conhecer e isso tem dado resultados. No Colete Encarnado deste ano já estava uma excursão de japoneses. Isso não é por acaso. Temos um produto turístico diferente e importantíssimo e queremos reforçar essa presença japonesa novamente no próximo ano”, explica Alberto Mesquita, presidente do município.
A concretizar-se o novo plano de promoção turística centrado no enoturismo, este somar-se-á a outros programas já existentes no concelho como o “Março Mês do Sável”.

O vinho está na base de nova aposta turística em Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido