uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Agrupamento de Escolas de José Relvas experimenta novos métodos de ensino
foto DR Agrupamento de escolas de Alpiarça apresentou um conjunto de propostas para inovar no ensino

Agrupamento de Escolas de José Relvas experimenta novos métodos de ensino

No agrupamento de escolas de José Relvas, de Alpiarça, os perto de 750 alunos que o frequentam têm experimentado novos métodos de ensino que estão a dar frutos. Entre as soluções já encontradas estão, por exemplo, o projecto Erasmus+, com financiamento da União Europeia, que levou os alunos de inglês, espanhol e do Clube Europeu do Agrupamento a França ou Itália. “Ficam em famílias anfitriãs durante uma semana inteira e têm de falar inglês (ou espanhol)”, refere a professora Virgínia Esteves, dinamizadora do projecto.
O plano de inovação do Agrupamento foi aprovado pelo Governo e tem, entre inúmeras propostas, ofertas de desporto escolar relacionadas com a área e a história do concelho, como o hipismo (na Reserva Natural do Cavalo Sorraia). Nuno Teixeira, coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento, refere que é um desporto que melhora o equilíbrio, a coordenação motora, a postura e, principalmente, a auto-estima.
Entre as propostas feitas pelo Agrupamento de Alpiarça e que deverão ter início já neste ano lectivo estão também a passagem para dois semestres em vez dos habituais três períodos, com avaliações em Janeiro e em Junho outra proposta passa por deixar de existir retenção nos alunos dos 2º, 3º, 7º e 8º anos do ensino básico. Outra das novidades é o reconhecimento de que os alunos não estão todos no mesmo nível de conhecimentos a Matemática ou a Português. Isabel Silva, directora do Agrupamento refere que haverá uma turma “Mais” que reúne os alunos com nota 5 a Matemática. Em português passará a haver quatro professores (para gramática, leitura, oralidade e escrita). “O professor fica sempre com o mesmo domínio e os alunos vão rodando”, explica a responsável.

Há gato na biblioteca
A biblioteca da Escola José Relvas, em Alpiarça, tem uma frequentadora de quatro patas, a gata Mia, que fez aumentar a média de visitantes das instalações. Os alunos da escola e de outras escolas do agrupamento escovam-na, levam-na a passear e para casa ao fim-de-semana. “Aproxima muito as pessoas”, diz Lina Duarte, coordenadora dos projectos da biblioteca.

Agrupamento de Escolas de José Relvas experimenta novos métodos de ensino

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido