uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Mais um ano lectivo de encontros e reencontros com pessoas e conhecimentos

As férias chegam ao fim e as brincadeiras e o descanso dão lugar à azáfama dos primeiros dias de aulas nas várias escolas da região. Procuram-se as salas, as turmas, conhecem-se novos colegas e prepara-se um ano em que se farão novas amizades e se adquirem mais conhecimentos. No regresso às aulas há sempre novidades, há o cheiro a cadernos e livros novos, o cheiro a lápis e canetas acabadas de comprar. Toma-se conhecimento com as actividades extracurriculares, escolhem-se os apoios para as horas de estudo. Os pais começam a pensar em complementos, como centros de estudos, actividades de tempos livres como a natação, procuram-se escolas de música ou de línguas.
A abertura oficial do ano lectivo decorre entre 10 e 16 de Setembro para mais de um milhão de alunos. Este ano, pela primeira vez, a entrega de manuais escolares gratuitos estende-se até ao 12º ano. São mais de 24 mil professores distribuídos por cerca de cinco mil escolas em todo o país. Este ano também foi dada mais importância ao desporto escolar, que passa a ter mais horas numa perspectiva de exercitar o corpo para além da mente e fomentar práticas saudáveis. As escolas vão evoluindo, o ensino também e a oferta vai sendo reforçada. Este ano foram criadas mais 1.400 vagas no ensino pré-escolar, para as crianças dos três aos cinco anos.
O ensino já não é o mesmo de há anos. As escolas criaram novos modelos, testam novas formas de abordagem das matérias e até reinventam os períodos escolares. Tem-se apostado no ensino profissional dentro das escolas, em paralelo com o ensino tradicional. Uma forma de preparar jovens para o mercado de trabalho, mas alguns acabam por seguir para o ensino superior com uma experiência diferente.
Os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) devem receber este ano 9.625 novos alunos, revelam dados oficiais, que mostram que os inscritos duplicaram em três anos e que são cada vez mais uma via de acesso a licenciaturas. Também estão a ser procurados os cursos CTeSP. Cursos curtos, com dois anos de duração, ministrados pelos politécnicos, e que estão direccionados para alunos oriundos de uma formação de ensino secundário de cariz profissionalizante. Os CTeSP pretendem ser uma continuidade da formação profissional, não conferindo grau académico aos seus diplomados, ainda que sejam cursos de nível superior.
Um bom arranque do ano lectivo depende por vezes de pormenores, que não são apenas os relacionados com livros e cadernos. São as armações dos óculos, o fato de treino, as sapatilhas… Nesta edição apresentamos algumas propostas para este ano lectivo, que contribuem para o sucesso dos estudos dos alunos da região. Um bom ano lectivo para pais, estudantes, professores, técnicos, auxiliares e empresários ligados directa ou indirectamente à educação e ao ensino.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido