uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Santarém reforça investimento no parque escolar em 2020
Santarém Educa reuniu mais de 350 docentes no Convento de São Francisco, em Santarém

Santarém reforça investimento no parque escolar em 2020

As escolas de Alcanhões, Amiais de Baixo e Póvoa da Isenta são as próximas a serem intervencionadas. Empreitadas estão em fase de concurso.

As escolas primárias de Alcanhões, Amiais de Baixo e Póvoa da Isenta são as próximas a serem alvo de obras de requalificação profunda por parte da Câmara de Santarém. Os processos encontram-se em fase de concurso público e as obras devem arrancar em 2020. O anúncio foi feito pelo presidente do município, Ricardo Gonçalves, perante mais de 350 professores do concelho, na cerimónia Santarém Educa 2019/2020, na quinta-feira, 5 de Setembro, no Convento de São Francisco.
Actualmente, o município tem em curso a requalificação da escola e jardim de infância do Vale de Santarém e concluiu este ano a requalificação da escola da Portela das Padeiras. Outra aposta da autarquia passa por dotar as escolas de Alcanede e de Pernes de pavilhões gimnodesportivos há muito ambicionados. Ambas as obras vão arrancar no próximo ano, sendo que em Alcanede a obra deve começar em Fevereiro, garantiu Ricardo Gonçalves. O autarca aproveitou a recepção aos docentes do concelho para esclarecer o motivo que levou a autarquia a não aceitar a transferência de competências na área da Educação. “Sabemos que há muitas necessidades nas escolas do concelho, mas não temos verba para chegar a todas. Ainda assim, fizemos um orçamento e para fazermos as obras mais urgentes, rondava os nove milhões de euros. Não temos esse dinheiro”, referiu o autarca.
Ricardo Gonçalves reiterou que o concelho tem mais de 100 auxiliares de acção educativa que não são pagos pelo Ministério da Educação, o que se traduz num esforço financeiro para o município de mais de um milhão de euros por ano.
O Santarém Educa juntou mais de 350 docentes, abordando temas como “Uma escola amiga da criança: O direito ao brincar no contexto escolar”, “Educação no concelho de Santarém” ou “Análise do ano lectivo 2018/2019 e plano para o ano lectivo 2019/2020”. O evento foi organizado pelo município de Santarém, em parceria com a Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Lezíria do Tejo e os agrupamentos de escolas do concelho.

Santarém reforça investimento no parque escolar em 2020

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido