uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Carteira suspeita de roubar cartões de crédito começou a ser julgada
foto DR António Santos, uma das testemunhas presentes em tribunal, foi lesado em 1.253 euros

Carteira suspeita de roubar cartões de crédito começou a ser julgada

Arguida é suspeita de ter extraviado 22 cartões de crédito que utilizou para levantar 15 mil euros em caixas multibanco de Benavente, Azambuja, Salvaterra de Magos e Coruche.

O Tribunal de Santarém começou a julgar no dia 11 de Setembro a carteira dos CTT de Salvaterra de Magos que fazia levantamentos em dinheiro com os cartões de crédito que retirava da correspondência. Segundo o Ministério Público, a mulher de 41 anos, residente em Valada, concelho do Cartaxo, terá lesado pelo menos 22 pessoas em 15.370 mil euros.
O MP acusa Helena Dias da prática de 79 crimes, dos quais 35 de peculato, 22 crimes de violação de correspondência e outros tantos de burla informática e nas comunicações, incorrendo numa contraordenação nunca inferior a cinco anos de prisão ou pena de multa até 600 dias.
Helena Dias foi carteira nos CTT de Salvaterra de Magos entre Dezembro 2017 e 13 de Junho de 2018, data da sua detenção. O esquema da alegada burlona passava por fazer o desvio de correspondência dos cartões de crédito e dos correspondentes códigos de acesso. Depois fazia o mesmo com cartas de facturação de água ou electricidade para aceder aos números de identificação fiscal de cada lesado que funcionavam como código de activação do cartão e lhe permitiam fazer pagamentos e levantamentos em dinheiro. Os levantamentos foram feitos em caixas multibanco de Benavente, Azambuja, Salvaterra de Magos e Coruche. A suspeita tem estado obrigada a apresentar-se periodicamente no posto da GNR da sua área de residência, desde a data da sua detenção.
Recorde-se que O MIRANTE falou na altura da detenção da suspeita, com dois dos lesados do extravio múltiplo de cartões de crédito. António Santos, uma das testemunhas presentes em tribunal, foi lesado em 1.253 euros e Paula Coelho em 400 euros, através de levantamentos com o cartão Universo, ao qual aderiram mas que nunca chegaram a receber nas suas caixas do correio, em Salvaterra de Magos.

Carteira suspeita de roubar cartões de crédito começou a ser julgada

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido