
Cidade judiciária em Santarém vai ser reforçada com terceiro Palácio da Justiça
Ministra da Justiça afirmou que o projecto é para avançar em instalações a ceder pelo município na antiga Escola Prática de Cavalaria.
A ministra da Justiça disse que o Palácio da Justiça III em Santarém “tem de avançar”. Francisca Van Dunem falava em Santarém à margem da sessão em que anunciou o alargamento do projecto “Tribunal +” a 245 tribunais do país e na qual ouviu o juiz presidente da comarca de Santarém, Luís Miguel Caldas, referir a “urgência absoluta” do avanço das obras para instalação do Palácio da Justiça III.
Para que esse projecto se concretize, o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), disse que o município cede o edifício lateral ao actual Palácio da Justiça II para as novas instalações, dando corpo à “grande cidade judiciária” no espaço que acolheu a antiga Escola Prática de Cavalaria.
O novo edifício destinar-se-á a suprir a falta de salas para o Departamento de Investigação e Acção Penal, nomeadamente para inquirição, mas também para os magistrados que actualmente têm que partilhar salas, entre outras funcionalidades. “Relembro que o município foi muito beneficiado com a reforma do mapa judiciário, porque aumentou muito o número de magistrados e o número de processos, o que faz com que muitas mais pessoas venham a Santarém”, disse Ricardo Gonçalves.
