uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Dezenas de pessoas encheram sala do julgamento do caso da morte do triatleta Luís Grilo
Cerca de uma hora antes do início já havia fila de populares interessados em assistir à primeira sessão do julgamento

Dezenas de pessoas encheram sala do julgamento do caso da morte do triatleta Luís Grilo

Muita gente quis assistir à primeira sessão do julgamento de Rosa Grilo e António Joaquim, acusados de matarem o triatleta de Vila Franca de Xira Luís Grilo, a 15 de Julho de 2018. A viúva e acusada de homicídio quis prestar declarações e passou o dia em contradições.

Dezenas de populares de Vila Franca de Xira encheram a sala de audiências do Tribunal de Loures, na primeira sessão do julgamento de Rosa Grilo e António Joaquim, acusados de matarem o triatleta e empresário Luís Grilo. Ainda não eram 09h00 de terça-feira, 10 de Setembro, e já havia pessoas à porta do tribunal à espera de poderem entrar para o julgamento.
O primeiro a entrar na sala foi António Joaquim, de algemas nos pulsos, visivelmente mais magro e abatido, mas de barba aparada, sapato engraxado e fato azul. Nessa altura já não cabia mais gente na sala, onde estavam treze jornalistas. O habitante de Alverca, Fernando Correia, que queria assistir à sessão, ficou desiludido por ter ficado sem lugar e lamentava o facto de terem escolhido uma sala pequena e com poucos lugares para um caso tão importante.
Rosa Grilo entra segundos depois, maquilhada, sandália rasa e vestido cor-de-rosa. Os arguidos recebem indicações dos seus advogados e sentam-se lado a lado, com duas cadeiras de intervalo. Rosa olha duas vezes para o amante. O tribunal abre a audiência, com meia hora de atraso. Rosa, que como arguida pode ficar em silêncio, aceita prestar declarações.
Durante o dia inteiro em que prestou declarações ao tribunal, Rosa acabou por se contradizer, deixar muitas pontas soltas no seu discurso pouco convicto, o que deixou a juíza perplexa e o público a reagir com expressões de espanto às primeiras palavras da arguida. Houve até quem soltasse gargalhadas devido às suas incongruências.
Um dos pontos que Rosa Grilo não soube explicar foi o porquê de lhe chamarem a atenção as quatro encomendas em “caixas pequenas” - onde estariam os supostos diamantes - que Luís Grilo recebia de “seis em seis meses”, no escritório, em Alverca. Entre tantas outras que o triatleta recebia, apenas disse que as caixas lhe chamaram a atenção, “pela pressa de [Luís] ir à porta”. Esta teoria visa justificar a tese da arguida de que foram angolanos que mataram o marido.
A arguida diz que o questionou várias vezes sobre o conteúdo daquelas caixas e que este lhe começou por dizer que era “gel” (para usar nas provas de triatlo) e só mais tarde disse que eram diamantes e que “tinha feito um disparate nessas entregas”. Qual disparate? “Não me disse”, respondeu à juíza.
O público na sala manteve-se horas a ouvir as declarações, até porque a presidente do colectivo de juízes ordenou que quem saísse da sala já não podia entrar enquanto decorresse a audiência.

Contradiz resultado da autópsia
Durante a sessão, a juíza repetiu várias vezes à viúva para se concentrar e respeitar o tribunal, uma vez que apresentou várias incongruências temporais. Também lhe pediu dezenas de vezes para falar num tom audível. Rosa manteve quase sempre a voz baixa e continuou no rol de contradições, afirmando que o marido foi baleado duas vezes na cabeça, na nuca e na têmpora e não morto com um disparo, como revela o resultado da autópsia.
A arguida referiu ainda que trocou de roupa depois de o suposto assassino ter morto o marido e de ter limpo o sangue, a mando deste. Pormenor que levantou mais uma contradição, uma vez que no primeiro interrogatório a arguida respondeu: “sujou um bocadinho” mas “limpei logo aí nessa altura”, não referindo em momento algum que tinha trocado de roupa, lembrou a juíza.

Júri de olhos postos em Rosa Grilo

Um empresário, uma desempregada, uma recepcionista e uma assistente operacional que compõem o quarteto de júris efectivos suscitam curiosidade sobre o funcionamento da justiça feita por um tribunal com recurso a júri (ver texto na página 6). Nesta primeira sessão de julgamento, os júris sentaram-se atrás da defesa dos dois arguidos. O empresário foi escrevendo apontamentos na folha da acusação e duas das mulheres não tiraram os olhos de Rosa, enquanto esta apresentava a sua versão dos acontecimentos. Os quatro elementos suplentes também assistiram à audiência.

Deixa o filho à mercê do assassino

O colectivo de juízes formado por três mulheres esmiuçou cada pormenor do último depoimento da arguida. Perguntaram porque é que Rosa saiu da sua casa, nas Cachoeiras, no dia 16 de Julho, às 20h00, para participar o desaparecimento de Luís Grilo - já morto - e só regressou à meia-noite. A arguida respondeu que “os amigos do Luís começaram a chegar ao posto” e que “todos [a] questionavam”. Portanto, em vez de os deixar sem resposta, preferiu deixar “o filho em casa com um assassino”, durante quatro horas, concluiu Ana Clara Baptista. Rosa diz que tinha medo e não pensou.

Dezenas de pessoas encheram sala do julgamento do caso da morte do triatleta Luís Grilo

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido