uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ficaram por preencher 40% das vagas nos politécnicos da região
Número de estudantes a procurar os politécnicos da região diminuiu na primeira fase de acesso ao ensino superior

Ficaram por preencher 40% das vagas nos politécnicos da região

Politécnicos de Santarém e de Tomar têm 546 vagas por preencher após a primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior. Um número a rondar os 40%, que fica mesmo assim abaixo dos 46% registados no ano anterior e que confirma a tendência nacional de crescimento do ensino politécnico face ao ensino universitário.

Das 1.374 vagas existentes nos politécnicos de Santarém e Tomar ficaram por preencher 546 após a primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior, cujos resultados foram divulgados a 8 de Setembro.
O ensino politécnico está a ganhar terreno ao ensino universitário e nesta primeira fase o número de alunos colocados em politécnicos aumentou 1,9%, acima do crescimento dos colocados no ensino superior em geral, que se fixou em 1,2%. Apesar de terem ficado por preencher 39,7% do total de vagas, a tendência de crescimento também se verificou na região face ao ano anterior quando ficaram por preencher 46,5% do total de vagas após a primeira fase de candidaturas.
No Politécnico de Santarém estão ainda disponíveis 317 das 874 vagas correspondentes às 20 licenciaturas distribuídas pelas Escolas Superiores Agrária, de Educação, de Gestão, de Saúde, todas em Santarém, e de Desporto, em Rio Maior. Cinco licenciaturas tiveram taxa de ocupação a 100%.
No Politécnico de Santarém há mesmo dois casos em que o número de colocados supera o número de vagas previstas, uma situação que, de acordo com João Moutão, vice-presidente do instituto, está prevista pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e acontece quando há dois candidatos com notas iguais. A licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Saúde de Santarém, teve 82 colocados para as 80 vagas disponíveis e o curso de Desporto, Condição Física e Saúde da Escola Superior de Desporto de Rio Maior teve 72 colocados para as 71 vagas inicialmente previstas. Ainda na Escola de Desporto de Rio Maior, o curso de Gestão das Organizações Desportivas ficou preenchido na totalidade.
No Politécnico de Tomar ficaram por preencher 229 vagas das 500 iniciais distribuídas pelas 15 licenciaturas ministradas nas três escolas que integram a instituição e não houve nenhum curso totalmente preenchido. Os que mais se aproximaram foram as licenciaturas em Fotografia, pela Escola Superior de Tecnologia de Tomar, com cinco vagas sobrantes das 31 iniciais, e também com cinco vagas sobrantes o curso de Comunicação Social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (35 vagas iniciais).

Cinco licenciaturas sem candidatos
Entre as licenciaturas com pior desempenho nesta primeira fase de candidaturas ao ensino superior ficaram três da Escola Superior Agrária de Santarém: Dieta Mediterrânica e Ciência dos Alimentos, sem nenhuma das 22 vagas preenchidas; Agronomia (pós-laboral), com apenas um colocado (32 vagas) e Tecnologia e Gestão Agroindustrial também com apenas um colocado (21 vagas).
Sem qualquer colocado no Instituto Politécnico de Tomar (IPT) ficaram as licenciaturas da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes em Engenharia Mecânica e Informática e Tecnologias Multimédia. Na Escola Superior de Tecnologia de Tomar os cursos de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e de Tecnologia Química também ficaram com todas as vagas por preencher (40 e 25, respectivamente). Gestão da Edificação e Obras, da mesma escola, teve apenas um colocado, restando 19 vagas.
A segunda fase de candidaturas decorre entre 9 e 20 de Setembro e tem 6.734 vagas disponíveis. A terceira e última fase acontece entre 3 e 7 de Outubro.

Cursos técnicos com grande aumento de procura em Tomar

Na primeira fase de candidaturas aos Cursos Técnicos Profissionais (cTeSP), do Instituto Politécnico de Tomar (IPT), foram admitidos 287 candidatos. A instituição revela em comunicado que este número se traduz num aumento de 86% face ao registado no ano anterior, com 153 alunos matriculados.
O IPT tem mais de 30 cursos profissionais nas áreas das artes e tecnologias digitais, informática, tecnologias, gestão e arte, comunicação e cultura. Os cTeSP são cursos superiores que não conferem um grau académico, com duração de quatro semestres lectivos a que correspondem 120 unidades de crédito. Estão organizados nas componentes de formação geral e científica, técnica e em contexto de trabalho. Esta última vertente (estágio) tem a duração de um semestre e é assegurada através das relações existentes entre o IPT e os parceiros institucionais e empresariais.

Ficaram por preencher 40% das vagas nos politécnicos da região

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido