uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tomar transformada em galeria de arte  urbana
foto DR Fachadas de alguns edifícios de Tomar serviram de tela para a arte urbana

Tomar transformada em galeria de arte  urbana

Tomar recebeu a segunda edição do projecto Com-Templ-Arte, entre os dias 1 e 6 de Setembro. A iniciativa terminou com a execução simultânea de quatro murais em paredes públicas da cidade, feita por artistas. A cidade voltou a ser uma galeria de arte urbana, numa parceria com a associação Riscas Vadias.
Os murais foram pintados no Pavilhão Jácome Ratton,
no quartel dos Bombeiros Municipais de Tomar, na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e outro num edifício de um particular, na Rua Voluntários da República (numa parece recuperada pela autarquia após demolição de habitação no local). O vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão (PS), explicou em sessão camarária que os locais escolhidos, em conjunto com os artistas, foi com o intuito de lhes dar uma nova vida.
O projecto tem uma vertente pedagógica com trabalho feito junto das escolas e jovens, em acções desenvolvidas ao longo do ano. Houve outros murais que foram pintados por jovens de Tomar. Também se realizou um conjunto de workshops e palestras com o intuito de levantar a questão da reabilitação através da arte urbana “e explicar aos jovens que riscar paredes é uma coisa e tentar fazer arte é outra”, disse o autarca.

Tomar transformada em galeria de arte  urbana

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido