uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Tribunal de Vila Franca de Xira é um forno durante o Verão
foto DR Trabalhadores da secção de família e menores e DIAP de Vila Franca de Xira foram obrigados a espalhar ventoinhas pelo espaço para reduzir o calor

Tribunal de Vila Franca de Xira é um forno durante o Verão

Família e Menores e DIAP estão sem ar condicionado desde Janeiro. Na última semana houve gente a trabalhar nas secretárias com mais de 32 graus nos termómetros. Ventoinhas foram espalhadas pelo espaço para ajudar. Arguidos são ouvidos numa sala sem climatização. Sindicato diz que a situação é insustentável.

A secção de Família e Menores e o Departamento de Instrução e Acção Penal (DIAP) do Tribunal de Vila Franca de Xira estão sem ar condicionado desde Janeiro e a situação está a tornar-se intolerável para funcionários judiciais, procuradores e arguidos.
Na última semana, em que o país foi atingido por mais uma vaga de calor, houve gente obrigada a trabalhar nas secretárias com mais de 32 graus marcados nos termómetros das salas e nem as várias ventoinhas espalhadas pelo espaço ajudaram a minimizar o problema. Para os procuradores, a vida também não está mais facilitada, já que numa das salas de interrogatório também não há ar condicionado. Noutras salas o problema é idêntico, seja no arquivo ou nos gabinetes dos magistrados.
Os sistemas de ar condicionado daquele edifício têm mais de 14 anos e estão obsoletos, sendo a sua reparação onerosa. António José Albuquerque, coordenador regional do Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) e Jorge Duarte, delegado sindical no tribunal vilafranquense, deixam o alerta para a situação a O MIRANTE e já estiveram reunidos com os trabalhadores. Admitem que a insatisfação dos funcionários é grande e que não está descartada a possibilidade de estes optarem por outras formas de luta – incluindo a greve - até que lhes sejam dadas condições dignas para trabalhar.
A Comarca de Lisboa Norte, onde está inserido o tribunal vilafranquense, já terá uma verba a rondar os cinco mil euros previstos em orçamento para reparar os equipamentos de ar condicionado, mas é preciso pelo menos o dobro desse valor para realizar as reparações e por isso as empresas que o poderiam fazer nem sequer se dão ao trabalho de apresentar orçamentos.
O MIRANTE contactou o Ministério da Justiça sobre este assunto mas não obteve qualquer resposta até à data de fecho desta edição.

Notícia de O MIRANTE desbloqueou outro problema
Já está em funcionamento o equipamento de ar condicionado da unidade local cível do Tribunal de Vila Franca de Xira, que funciona numa loja do edifício Varandas da Lezíria. O espaço, recorde-se, também estava com a climatização avariada há cinco meses mas o problema foi resolvido pouco tempo depois de O MIRANTE noticiar as queixas e alertas deixados pelo sindicato face a esse problema.

Tribunal de Vila Franca de Xira é um forno durante o Verão

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido