uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Vila Franca de Xira não quer mais atrasos em obras na auto-estrada
Obras continuam a ter impactos fortes na circulação e a gerar filas prolongadas em ambos os sentidos

Vila Franca de Xira não quer mais atrasos em obras na auto-estrada

Município espera que a intervenção na A1 acabe no final deste mês. Trabalhos de contenção de talude na Auto-Estrada do Norte estão a provocar incómodos diários aos condutores da Estrada Nacional 10 desde Abril. Empresa recusou isentar portagens entre os dois nós da cidade que seriam alternativa.

O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), avisou na última semana a empresa Brisa de que espera não haver mais deslizes no cronograma da obra de contenção de um talude da Auto-Estrada do Norte (A1) e espera que os trabalhos fiquem concluídos dentro do prazo estipulado, ou seja, até ao final de Setembro.
Devido à empreitada, a Estrada Nacional 10 está cortada num dos sentidos desde Abril e a circulação é regulada por semáforos, o que tem causado grandes constrangimentos de tráfego. A obra foi interrompida durante as festas do Colete Encarnado e se os trabalhos não ficarem prontos até ao final do mês podem ter de voltar a ser interrompidos por causa da tradicional Feira Anual que se realiza em Outubro.
“Esperamos, sinceramente, que o prazo que nos deram para conclusão da obra seja cumprido e que já não falte muito para que estes incómodos acabem”, disse Alberto Mesquita na última reunião pública do executivo, depois de ter sido questionado pela oposição CDU sobre o assunto.
As obras, da responsabilidade da Brisa, têm causado imensos transtornos à população e filas de bastantes quilómetros em ambos os sentidos em especial nas horas de ponta. As obras, diz Mesquita, eram “absolutamente imprescindíveis” para evitar que o talude ruísse, mas a câmara sempre lamentou que a empresa não tenha isentado temporariamente o pagamento de portagens entre os dois nós da cidade para minimizar os impactos. Chegou mesmo a ser apresentada uma proposta nesse sentido mas os contactos feitos pela câmara junto da empresa não deram frutos. Do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas nem uma resposta ao pedido de reunião feito pela câmara.
“Depois de tudo isso o que fizemos junto da Brisa foi acelerar o processo da conclusão das obras. Essa questão foi assumida pela empresa com o reforço dos turnos de trabalho. Quem passa por ali percebe que tanto na parte superior do talude como na inferior estamos a verificar obras de grande complexidade. Se esta obra não fosse feita era uma grande irresponsabilidade”, notou o autarca.

Vila Franca de Xira não quer mais atrasos em obras na auto-estrada

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido