uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Mação candidata várias tradições e costumes às 7 Maravilhas de Portugal

A Câmara de Mação apresentou candidatura ao concurso “7 Maravilhas de Portugal 2020” com o tema Cultural Popular. A autarquia anunciou uma candidatura múltipla, o que permitiu concorrer nas sete categorias disponíveis. Na candidatura constam, na categoria “Artesanato”, as Velas de Cardigos e na categoria “Lendas e Mitos” a Lenda de Nossa Senhora da Moita, de Galega/Feiteira (freguesia de Carvoeiro).
Na categoria de “Festas e Feiras” é candidata a Feira dos Santos e na de “Músicas e Danças” o Passo Lento, de Ortiga. Em “Rituais e Costumes” é candidato o Terço da Farinheira, de Mação. Em “Procissões e Romarias” avança a Procissão do Divino Espírito Santo, de Cardigos, e na categoria de “Artefactos” os Barcos Picaretos do Tejo, de Ortiga.
O município refere que a selecção de eventos, usos e costumes passou pela criação de um grupo de trabalho entre técnicos da autarquia, que contou com a colaboração de pessoas de vários pontos do concelho com conhecimentos sobre os vários temas que agora foram candidatados. A Câmara de Mação decidiu que estes temas sobressaem pela sua singularidade e representatividade.
Com esta múltipla candidatura a Câmara de Mação pretende valorizar e promover a história e identidade cultural do concelho e das suas gentes. Falta agora a selecção dos 21 candidatos por distrito ou região autónoma. Devido à pandemia do coronavírus não está ainda definida a data do evento.

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido